A REMATEC - Revista de Matemática, Ensino e Cultura é uma publicação gratuita do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará (UFPA). O GPSEM é coordenado pelos professores Iran Abreu Mendes e Carlos Aldemir Farias da Silva, ambos da UFPA. Os artigos, resenhas e entrevistas são publicados, após avaliação, em Fluxo Contínuo, em especial, aqueles que se atêm às áreas de Educação, Ensino, Cultura e Educação Matemática e Científica, numa perspectiva inter-transdisciplinar. Além disso, publica dossiês temáticos organizados por professores pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras. A revista tem por propósito dar visibilidade à produção científica nas áreas mencionadas, como uma via de difusão dos resultados de investigações realizadas por pesquisadores e/ou grupos de pesquisa nacionais e internacionais.
10.37084 | 1980-3141 | e- 2675-1909 | A4
AVISOS
Prezados autores e leitores, como tendência internacional da publicação científica, a partir de 2023, a REMATEC (Revista de Matemática, Ensino e Cultura) - passará a ser de fluxo contínuo (Rolling Pass), com paginação seguindo o formato e-location, agilizando as publicações e as avaliações dos artigos submetidos a este periódico científico. Como é do conhecimento de todos, a REMATEC é um periódico aberto ao público e não cobra taxa de submissão nem de processamento de artigos (APC). Contudo, devido a não contarmos com nenhum tipo de financiamento para cobrir as despesas relacionadas ao DOI (Digital Object Identifier) dos artigos, junto à CrossRef, e a diagramação, feita por um profissional, solicitamos a contribuição de R$ 100,00 (cem reais) para cobrir parte das despesas, por ocasião do aceite do artigo ou da resenha para publicação.Edição Atual
v. 19 n. 48 (2024): Pesquisas sobre os processos de ensino e de aprendizagem da geometria
Editorial
-
Pesquisas sobre os processos de ensino e de aprendizagem da geometria
Visualizações do artigo: 86 PDF downloads: 82
Artigos Científicos
-
Enseigner la géométrie plane en cohérence de 6 à 15 ans
Visualizações do artigo: 85 PDF downloads: 53 PDF downloads: 24 -
Geometria Não Euclidiana na formação do professor de matemática: oficinas de práticas matemáticas
Visualizações do artigo: 59 PDF downloads: 38 -
Contributos do GeoGebra para exploração do Pensamento Computacional no contexto da Geometria
Visualizações do artigo: 71 PDF downloads: 54 -
Construção e Desconstrução Geométrica: gestos intelectuais fundamentais para a aprendizagem da geometria
Visualizações do artigo: 83 PDF downloads: 53 -
Atividades de estudo e pesquisa no âmbito da formação de professores: modelização de tarefas sobre óptica
Visualizações do artigo: 76 PDF downloads: 28 -
As limitações da geometria euclidiana e a razão de ser de outras geometrias
Visualizações do artigo: 52 PDF downloads: 42 -
Noções geométricas nas aplicações de integrais definidas
Visualizações do artigo: 43 PDF downloads: 36 -
Modelo Epistemológico de referencia en torno al estudio de los vectores en la geometría
Visualizações do artigo: 60 PDF downloads: 39 -
A aventura da criatividade matemática: o princípio de variabilidade na geometria elementar
Visualizações do artigo: 37 PDF downloads: 41 -
Geometria instrumental: a transdisciplinaridade das formas para a pesquisa e o ensino em geometria
Visualizações do artigo: 58 PDF downloads: 47 -
Géométrie et modélisation intra-mathématique : le cas des vecteurs et du théorème de Thalès
Visualizações do artigo: 29 PDF downloads: 20