Narrativas de professores ao desenvolver atividades sobre fração: contribuições de um curso de formação continuada

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n15.p178-193.id292

Palavras-chave:

Educação, Sequência Didática, Formação continuada de professores, Fração

Resumo

Estudo integra o PROCAD – AMAZÔNIA, o qual desenvolve ações integradas para qualificar a formação na pós-graduação em educação no Pará, Tocantins e Rio Grande do Norte, no qual se insere o estudo de pós-doutoramento. Desde o final do século passado e de forma mais intensa nos últimos anos, profissionais da educação tem feito uso de Sequência Didática (SD) para o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem bem como na formação inicial e continuada de professores. Na perspectiva de contribuir com as reflexões sobre esta temática, estabelecemos como objetivo deslindar contribuições do desenvolvimento de uma SD sobre fração em um curso de formação continuada para professores que ensinam Matemática nos 4º e 5º Anos do Ensino Fundamental na rede municipal de Araguaína, TO. Para proceder as análises inspiramo-nos nos escritos de estudiosos sobre SD (Zabala e Oliveira) e sobre o processo de ensino e aprendizagem de fração (Bertoni, Merlini, Nunes & Bryant). Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e exploratória em que se fez uso de narrativas orais e textuais de participantes do curso. Os resultados indicam que os professores ampliaram sua compreensão em relação ao conceito de fração e ao uso de SD e isso reverbera em seu fazer de sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BARROS, M. J. P. A solução de situações que envolvem o conceito de fração por professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais. Programa de Pós-Graduação de Mestrado Acadêmico em Educação, Universidade Federal do Tocantins. Palmas: PPGE/UFT, 2018. (Dissertação de Mestrado).

BERTONI, N. E. Um novo paradigma no ensino e aprendizagem das frações. In: VIII Encontro Nacional de Educação Matemática. Educação Matemática: um compromisso Social. Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Anais, Palestra. Recife, PE, 2004. Disponível em <http://www.sbem.com.br/files/viii/pdf/15/PA01.pdf> Acesso em, 07 de agosto de 2017.

CARDOSO, L. S. O desenvolvimento de uma sequência didática para trabalhar o conceito de fração com professores de 4º e 5º Anos do Ensino Fundamental. Programa de Pós-Graduação de Mestrado Acadêmico em Educação, Universidade Federal do Tocantins. Palmas: PPGE/UFT, 2020. (Dissertação de Mestrado).

CARVALHO, E. S. Sequência Didática: uma proposta para o ensino de conceito de fração. 2017. Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Matemática, Universidade Federal do Tocantins. Arraias-TO: PROFMAT/UFT, 2017. (Dissertação de Mestrado).

COSTA, A. B. O legado no andarilhar de um curso de formação continuada sobre fração. Diseertação. Programa de Pós-Graduação Profissional de Mestrado em Educação - PPPGE, Universidade Federal do Tocantins – UFT. Palmas-TO, 2020.

DAMICO, A. Uma investigação sobre a formação inicial de Professores de Matemática para o ensino de números racionais no ensino fundamental. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. PUC: São Paulo-SP, 2007. (Tese de Doutorado em Educação Matemática).

DUVAL, R. Registres de représentation sémiotique et fonctionnements cognitif de la pensée. In: Annales de didactique et Sciences Cognitives. Strasbourg: IREM-ULP, 1993. vol.5, pp. 37-65.

DUVAL, R. Semiósis e pensamento humano: registro semiótico e aprendizagens intelectuais. Trad. Lênio Fernandes Levy e Marisa Rosâni Abreu da Silveira. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MEIHY, J. C. S. B. Manual de história oral. 5. ed. São Paulo: Loyola, 2005.

MERLINI, V. L. O conceito de fração em seus diferentes significados: um estudo diagnóstico com alunos de 5ª e 6ª séries do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2005.

NUNES, T; et al. Educação Matemática 1: números e operações numéricas. São Paulo: Cortez, 2005.

NUNES, T.; BRYANT, P. Crianças fazendo matemática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

NUNES, T.; et al. The effect of situations on children’s understanding of fractions. Trabalho apresentado no encontro da British Society for Research on the Learning of Mathematics. Oxford, junho de 2003.

OLIVEIRA, M. M. Sequência Didática Interativa no processo de formação de professores. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

SILVA, M. J. Sobre a introdução do conceito de número fracionário. 1997. 245 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1997.

VIZOLLI, I. Registros de alunos e professores de educação de jovens e adultos na solução de problemas de proporção-porcentagem. Curitiba, 2006. 245f. + 188 anexos (CD). Tese (Doutorado em Educação) Universidade Federal do Paraná.

VIZOLLI, I. Registros de representação semiótica no estudo de porcentagem. Florianópolis, 2001. 245f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal de Santa Catarina.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Trad. Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

2020-12-05
Métricas
  • Visualizações do Artigo 165
  • PDF downloads: 94

Como Citar

VIZOLLI, Idemar; SILVA DE OLIVEIRA, Ritianne de Fátima. Narrativas de professores ao desenvolver atividades sobre fração: contribuições de um curso de formação continuada. REMATEC, [s. l.], v. 15, n. 35, p. 178–193, 2020. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n15.p178-193.id292. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/101. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos