Aplicação de regras matemáticas: entre o treino e o uso da gramática

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DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p120-135.id191

Palavras-chave:

Regras matemáticas, Treino, Uso da gramática, Filosofia de Wittgenstein

Resumo

Este texto tem o objetivo de discutir a aplicação de regras matemáticas que, sob a perspectiva da filosofia de Wittgenstein, podem ser compreendidas pelo treino. O treino corresponde a diversas aplicações de uma determinada regra matemática em diferentes contextos. Para que o aluno aplique tal regra, ele pode consultar a gramática da matemática na qual esta regra está inserida. A gramática própria da matemática é o conjunto de regras que determina o uso adequado de conceitos matemáticos, tais como aqueles que provêm da aritmética, álgebra e geometria. Após algumas inserções nas ideias de alguns comentadores de Wittgenstein, do próprio filósofo e de alguns educadores matemáticos que utilizam sua filosofia para pensar a docência, concluímos que é no movimento entre o treino e o uso da gramática que o estudante percebe a circularidade de sentidos dos conceitos matemáticos.

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Publicado

2019-09-14
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Como Citar

ABREU DA SILVEIRA, Marisa Rosâni; VILHENA DA SILVA, Paulo. Aplicação de regras matemáticas: entre o treino e o uso da gramática. REMATEC, [s. l.], v. 14, n. 31, p. 120–135, 2019. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p120-135.id191. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/171. Acesso em: 25 abr. 2024.

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