Reflexões sobre o papel das regras no ensino da matemática

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p136-153.id192

Palavras-chave:

Ensino de matemática, Regras, Wittgenstein

Resumo

Não é raro, na Educação Matemática, debates sobre o papel das regras e de seu aprendizado nas aulas de matemática. Para alguns pesquisadores e professores, o ensino de regras e fórmulas não passa de rigor desnecessário, pois acreditam que os alunos apenas memorizam e repetem procedimentos, argumentando que para um bom desempenho em matemática, seria bem mais relevante compreender o que se faz. A fim de refletir sobre essa questão, pretendemos, nesse artigo, por meio de um ensaio teórico, discutir o papel das regras matemáticas no aprendizado dessa ciência. Nossa argumentação está baseada principalmente nas ideias do filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein e de pesquisadores da Educação Matemática que comentam sua filosofia. Conforme nossa análise, compreender o que se faz em uma atividade matemática significa ter uma habilidade que depende do domínio das técnicas matemáticas envolvidas, isto, pressupõe o aprendizado de suas regras.

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Publicado

2019-09-14
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Como Citar

CASTELO BARATA, Rouziclayde; VILHENA DA SILVA , Paulo. Reflexões sobre o papel das regras no ensino da matemática. REMATEC, [s. l.], v. 14, n. 31, p. 136–153, 2019. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p136-153.id192. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/172. Acesso em: 24 abr. 2024.

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