Jogos De Linguagem E Significação Em Aulas De Física No Ensino Médio: O Papel Da Linguagem Matemática

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DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p249-269.id198

Palavras-chave:

Jogos de Linguagem, Ensino de Física, Linguagem Matemática, Wittgenstein

Resumo

A Física trabalha com uma linguagem cuja significação passa pela matemática, mas vai além dela. Há várias visões dessa relação entre Física e Matemática, sendo esta pensada como estrutura, como ferramenta, como fundamento, ou como linguagem da/para a Física. Neste artigo adotamos como referência a filosofia da linguagem de Wittgenstein. Destacamos a noção de jogos de linguagem, com suas regras próprias e semelhanças de família, que colaboram para o entendimento da significação como dependente do uso que se faz da linguagem, nos diferentes contextos ou formas de vida, como, no nosso caso, o contexto escolar de ensino de Física. Tomando como base essa concepção da matemática como linguagem na relação com a Física, buscamos identificar como e que jogos de linguagem, envolveram tanto a linguagem verbal e quanto a matemática em aulas de Física no Ensino Médio. Evidenciamos diferentes jogos de linguagem, suas regras e semelhanças de família. As aulas se caracterizaram pela explicitação pelo professor de elementos das regras de significação envolvidas e pelo envolvimento dos estudantes nestas regras.

 

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Publicado

2019-09-14
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Como Citar

SAVIETTO, Natan; CÉSAR DA SILVA, Henrique. Jogos De Linguagem E Significação Em Aulas De Física No Ensino Médio: O Papel Da Linguagem Matemática. REMATEC, [s. l.], v. 14, n. 31, p. 249–269, 2019. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p249-269.id198. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/178. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos