Aprendizagem geométrica e semiótica na matematização Com GeoGebra: O caso do virabrequim

Ivonne C. Sánchez, João Cláudio Brandemberg

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa em andamento, intitulada “Aprendizagem geométrica em torno de ideais presentes na simulação de um motor a dois tempos no GeoGebra: um estudo de caso”. Desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará (UFPA). A presente pesquisa tem interesse na aprendizagem geométrica manifestada por um grupo de estudantes da licenciatura integrada em Ciências, Matemática e Idiomas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Instituto em Educação Matemática e Cientifica (IEMCI) e três professores de matemática que participam nas atividades de simulação com GeoGebra. Especificamente, nas atividades do momento de matematização feito em torno do virabrequim de um motor a dois tempos. A partir da Teoria da Objetivação, contamos com a noção de aprendizagem em termos de processos Objetivação dos saberes geométricos para descrever como um aluno e dois professores reconhecem objetos geométricos em um desenho do virabrequim para ser construído no GeoGebra. Os dados da pesquisa provêm das gravações realizadas nas sessões de trabalho com os alunos e professores quando estas desenvolviam as atividades, particularmente no momento da matematização. Realizamos uma análise multi-semiótica das informações obtidas a partir das transcrições feitas das gravações. Os resultados focam como os alunos movilizam meios semióticos de objetivação para expressar e moldar as ideias geométricas, o qual da conta da aprendizagem deles durante a atividade.

Palavras-chave

Aprendizagem geométrica; Matematização; Processos de objetivação; GeoGebra; Análise multi-semiótica.

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