Matemática e integração de Saberes nos Anos Iniciais em Escola Ribeirinha: a prática da Biojoia

Autores

  • Esmeraldo Tavares Pires Universidade Federal do Pará
  • Carlos Aldemir Farias da Silva Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Prática docente, Escola Ribeirinha, Matemática nos Anos Iniciais, Integração de saberes

Resumo

A prática docente possui papel fundamental no campo educacional em qualquer nível de ensino. Logo, as ações dos professores na escola devem espelhar o contexto vivido pelos estudantes, sobretudo em turmas  multianos  ribeirinhas  nas  quais  o  universo  é  plural.  As  práticas  docentes  nas  escolas campesinas têm mobilizado diversos estudos e novos argumentos ganham potência a partir das pesquisas  de  Oliveira  (2008),  Hage  (2011),  Lopes  (2013)  e  Bem  (2016).  O  que  demonstra  a

importância  de  discutir  as práticas  desenvolvidas  pelos  professores  dos  Anos  Iniciais do  Ensino Fundamental  em  turmas  multianos.  Ao  longo  de  nove  meses  (julho  de  2016  a  abril  2017) entrevistamos e realizamos observações nas salas de aula de três professores em uma escola ribeirinha do município de Ponta de Pedras, Ilha de Marajó, Pará. Neste artigo objetivamos analisar o desenvolvimento  de  uma  prática  docente,  intitulada  Biojoia,  que  integra  conteúdos  matemáticos trabalhados nos Anos Iniciais da Educação Básica a outras áreas do conhecimento. Como resultado, compreendemos que o projeto biojoia contribuiu para o aprendizado dos alunos no que diz respeito as operações  matemáticas  de  adição  e  multiplicação;  valor  monetário;  números  decimais;  unidade; dezena e centena, bem como sobre a extração adequada de sementes e outras matérias-primas de modo a preservar as florestas. Conclui-se que a vida ribeirinha amazônica – se reatualizada pelas práticas educativas nas escolas – permite a afirmação e atualização da diversidade sociocultural da região.

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Referências

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Publicado

2017-12-22
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Como Citar

TAVARES PIRES, E.; FARIAS DA SILVA , C. A. Matemática e integração de Saberes nos Anos Iniciais em Escola Ribeirinha: a prática da Biojoia. REMATEC, [S. l.], v. 12, n. 26, 2017. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/238. Acesso em: 28 mar. 2024.

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Artigos Cientí­ficos

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