Um Ensaio sobre o Conceito de Desenvolvimento Profissional do Professor de Matemática

Autores

  • Dailson Evangelista Costa Universidade Federal do Tocantins
  • Mônica Suelen Ferreira de Moraes Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Desenvolvimento Profissional, Formação, Formação de Professores, Professor de Matemática

Resumo

Neste artigo buscamos investigar sobre o seguinte problema: O que os pesquisadores dizem sobre o desenvolvimento profissional do professor que ensina matemática? Definimos como objetivo apresentar um ensaio teórico concernente ao conceito de desenvolvimento profissional do professor de matemática. Como encaminhamentos explicitamos e comentamos sobre algumas compreensões teóricas de autores que discutem a formação inicial do professor e o desenvolvimento profissional. Por meio deste estudo compreendemos que é necessário que professores da educação básica e professores formadores de professores compreensão o conceito e os aspectos inerentes ao desenvolvimento profissional para que nas suas práticas e ações enquanto profissionais possam buscar o seu desenvolvimento e o desenvolvimento da profissão.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

PEREZ, G. Formação de Professores de Matemática sob a Perspectiva do Desenvolvimento Profissional. In: Bicudo, M. A. V. (org.), Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas. São Paulo. EDUNESP. 1999. p. 263-282.

PEREZ, G.; COSTA, G. L.M; VIEL, S. R. Desenvolvimento Profissional e Prática Reflexiva.In.: BOLEMA, Rio Claro, SP, v. 15, n. 17, 2002.

POLETTINI, A. F. F. Análise das experiências vividas determinando o desenvolvimento profissional do professor de matemática. In: BICUDO, M. A. (Org.). Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora da UNESP, 1999.

PONTE, J. P. da. Da formação ao desenvolvimento profissional. Lisboa, 1998. Disponível em: <http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/artigos-por-temas.htm#Formacao e desenvolvimento profissional> . Acesso em: 10 out. 2017.

PONTE, J. P. da. O conhecimento profissional dos professores de matemática (Relatório final de Projecto “O saber dos professores: concepções e práticas”). Lisboa: DEFCUL, 1997.

PONTE, J. P. da. Perspectivas de Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática. In. PONTE, J. P. et. al. (Org.). Desenvolvimento Profissional dos Professores de Matemática: Que Formação? 1ª Ed. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Ciência da Educação, 1996.

PONTE, J. P. da. O desenvolvimento profissional do professor de matemática. Lisboa,1994. Disponível em: <http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/docs-pt/94-Ponte (Educ&Mat).doc>. Acesso em: 10 out. 2017.

ROLDÃO, M. C. Formação de professores: da qualidade dos modelos aos modelos para a qualidade. Revista Aprender, Porto Alegre, n. 21, p. 26 - 33, nov. 1998.

SANTOS, Luciene Costa; COSTA, Dailson Evangelista; GONÇALVES, Tadeu Oliver. Uma reflexão acerca dos conhecimentos e saberes necessários para a formação inicial do professor de matemática. Revista: Educação Matemática Pesquisa, v. 19, n. 2, 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/31505. Acesso em: 10 out. 2017.

Downloads

Publicado

2017-12-22
Métricas
  • Visualizações do Artigo 141
  • PDF downloads: 53

Como Citar

EVANGELISTA COSTA, D.; FERREIRA DE MORAES, M. S. Um Ensaio sobre o Conceito de Desenvolvimento Profissional do Professor de Matemática. REMATEC, [S. l.], v. 12, n. 26, 2017. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/239. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)