Academia Real Militar: primeiros Livros utilizados para o Ensino de Matemática Superior no Brasil

Autores

  • Fabrício Santos de Sousa Universidade Federal do Pará
  • Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Palavras-chave:

História da Educação, Educação Matemática, Academia Real Militar, Livros Didáticos

Resumo

A  História  da  Educação  Matemática  é  responsável  por  promover  a  historiografia  dos  processos

adotados para o ensino conhecimento matemático. Nessa perspectiva, este artigo preocupa-se em entender o início do ensino dessa ciência em uma das primeiras instituições fundadas no Brasil: a

Academia Real Militar. O texto é direcionado a compreender quais e o que continham os livros didáticos  utilizados  para  o  ensino  de  Matemática  nessa  instituição.  Serão  descritos  sumários  de algumas das obras mais utilizadas, indicadas na Carta Lei publicada em 4 de dezembro de 1810, idealizada por D. Rodrigo (1788 - 1812), sob a ordem do Príncipe Regente do Brasil e de Portugal, D. João  VI (no  período  compreendido  entre  1767  a  1826).  Esse  documento  declarava  os  estatutos vigentes na Academia Real Militar que foi fundada no Rio de Janeiro, atual capital da Corte e determinava os conhecimentos matemáticos importantes para o desenvolvimento científico e militar no Brasil.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

MATHOS, L. M. Jr. Catalogo da Biblioteca da Escola Polytechnica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. Jornal do Comercio, 1925.

MORMÊLLO, Ben Hur. O Ensino de Matemática na Academia Real Militar do Rio de Janeiro, de 1811 a 1874. Dissertação de Mestrado. UNICAMP/Campinas-SP. p. 189.

SAD, Ligia Arantes. A formação e as contribuições das anotações de estudantes a academia militar (1810 - 1838). Edição Especial da Revista Brasileira de História da Matemática. Vol. 11, nº 23 – páginas 111-138. Publicação Oficial da Sociedade Brasileira de História da Matemática.

SCHUBRING, Gert. Análise histórica de livros de matemática: notas de aula. Tradução Maria Laura Magalhães Gomes. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.

VALENTE, Wagner Rodrigues. Uma história da Matemática escolar no Brasil, 1730-1930. 2. ed. São Paulo: Annablume: FAPESP, 2007. 214 p.

Downloads

Publicado

2017-12-22
Métricas
  • Visualizações do Artigo 116
  • PDF downloads: 41

Como Citar

SANTOS DE SOUSA, Fabrício; CHAVES ROCHA, Maria Lúcia Pessoa. Academia Real Militar: primeiros Livros utilizados para o Ensino de Matemática Superior no Brasil. REMATEC, [s. l.], v. 12, n. 26, 2017. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/240. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos