Em busca de prescrições para os saberes matemáticos em Sergipe no manual Curso de Pedagogia de Helvécio de Andrade

Autores

  • Jefferson dos Santos Ferreira Universidade Federal de Sergipe
  • Ivanete Batista dos Santos Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Saberes matemáticos, Helvécio de Andrade, Curso de Pedagogia

Resumo

Neste texto é efetuada uma apresentação de prescrições para os saberes matemáticos no manual Curso de Pedagogia de autoria de Helvécio de Andrade. A opção por essa temática se deve ao fato que esse é um manual que foi produzido para uso dos alunos da Escola Normal de Aracaju - Sergipe. O exame da obra permite identificar que saberes matemáticos relacionados às faculdades mentais que dizem respeito à inteligência; concepção e juízo. No caso dos princípios da psicologia constatou-se que, ao versar sobre a educação intelectual, havia recomendação para o uso das lições de coisas, que os alunos deveriam ter contato com as coisas do cotidiano antes de passar aos exercícios de cálculo e leitura. Há desataque a importância da geometria para o desenvolvimento da memória. Já em relação aos métodos de ensino, é possível afirmar que o autor se apropriou de princípios de Pestalozzi para embasar seus argumentos a respeito da importância do ensino intuitivo e, prescreveu saberes matemáticos como base para o que denominou de método intuitivo para a Escola Normal sergipana

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2016-12-23
Métricas
  • Visualizações do Artigo 74
  • PDF downloads: 25

Como Citar

SANTOS FERREIRA, J. dos; BATISTA DOS SANTOS, I. Em busca de prescrições para os saberes matemáticos em Sergipe no manual Curso de Pedagogia de Helvécio de Andrade. REMATEC, [S. l.], v. 11, n. 23, 2016. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/262. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos