Resolver Problemas - Criando Soluções, Vendo

Autores

  • Isabel Vale Instituto Politécnico de Viana do Castelo
  • Tereza Pimentel Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Palavras-chave:

Resolução de problemas, visualização, representações visuais, criatividade

Resumo

Neste texto discutem-se alguns pressupostos do ensino da resolução de problemas, nomeadamente a especial importância de uma estratégia de resolução de problemas baseada na visualização, que designamos por procurar ver, que pode constituir um contributo complementar para a abordagem e desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas nos alunos. Faz-se a articulação com o desenvolvimento da criatividade matemática, ligada à experiência Aha, procurando explicitar em que medida e através de que tipo de tarefas é possível desenvolver caraterísticas da criatividade. Apresentam-se alguns exemplos de tarefas, que ilustram os pressupostos discutidos, exploradas no âmbito da formação inicial de professores do ensino básico. A análise das produções indicia que as representações visuais não são as mais utilizadas pelos futuros professores, mesmo quando essa é a abordagem mais simples.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2016-11-08
Métricas
  • Visualizações do Artigo 147
  • PDF downloads: 39

Como Citar

VALE, Isabel; PIMENTEL, Tereza. Resolver Problemas - Criando Soluções, Vendo. REMATEC, [s. l.], v. 11, n. 21, 2016. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/279. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos