Resolução de Problemas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Mitos, Práticas e Desafios

Autores

  • Edda Curi Universidade Cruzeiro do Sul

Palavras-chave:

Problemas do campo multiplicativo, análise de livros didáticos, pesquisa longitudinal

Resumo

Este texto tem como objetivos apresentar os resultados de uma pesquisa longitudinal desenvolvida no período de 2011-2014 a respeito de resolução de problemas nos anos iniciais do Ensino Fundamental e focalizar como as três coleções de Matemática mais vendidas no Brasil em 2013, segundo o Plano Nacional do Livro Didático – PNLD, apresentam problemas do campo conceitual multiplicativo aos estudantes e professores desse segmento de ensino. Optou-se por analisar apenas os problemas que envolvem o conjunto de números naturais. A pesquisa é qualitativa e envolve procedimentos de pesquisa documental. Entre os resultados da pesquisa longitudinal, destaca-se a quebra de tabus entre as professoras participantes no que se refere à apresentação de problemas para alunos dos anos iniciais apenas depois da alfabetização e de saberem os algoritmos das operações. A análise das três coleções revela que as pesquisas de Vergnaud sobre o campo conceitual multiplicativo não foram incorporadas e que a quantidade de problemas diminui conforme o grau de escolaridade avança.

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Publicado

2016-11-08
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Como Citar

CURI, Edda. Resolução de Problemas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Mitos, Práticas e Desafios. REMATEC, [s. l.], v. 11, n. 21, 2016. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/282. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos