Resolução de problemas – Entre o tudo e o nada: possíveis articulações

Autores

  • Rosilda dos Santos Morais Universidade Federal de São Paulo
  • Andresa Maria Justulin Departamento Acadêmico de Matemática

Palavras-chave:

Resolução de Problemas, Livro Didático, Educação Matemática, Orientações Curriculares

Resumo

O presente trabalho é resultado de uma pesquisa que se interessou por investigar a Resolução de Problemas nas frentes pesquisa acadêmica, documentos oficiais, livros didáticos e professores de sala de aula buscando possíveis articulações entre elas. Desejando por saber se (e como) a Resolução de Problemas como metodologia de ensino se articula nessas frentes, foi realizada uma pesquisa queseguiu  pressupostos  teórico-metodológicos  da  história  do  tempo  presente.  Norteada  pela  questão―Como (e se) as frentes livro didático, pesquisa acadêmica e documentos oficiais se articulam de modo a serem incorporadas no trabalho de sala de aula do professor de Matemática?‖ buscou-se apreender, o objetivo da pesquisa, nas frentes analisadas como (e se) essa produção se articula com o presente em livros didáticos, em documentos oficiais e na sala de aula de Matemática. Os resultados desta pesquisa revelaram certa confluência da pesquisa acadêmica com os documentos oficiais, discreta articulação dessas frentes com os livros didáticos, pois essa articulação não faz referência à pesquisa atual sobre Resolução de Problemas, e fragilidade no que se refere às apropriações dessas frentes no trabalho do professor de matemática de sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2016-11-08
Métricas
  • Visualizações do Artigo 104
  • PDF downloads: 32

Como Citar

SANTOS MORAIS, R. dos; JUSTULIN, A. M. Resolução de problemas – Entre o tudo e o nada: possíveis articulações. REMATEC, [S. l.], v. 11, n. 21, 2016. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/284. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)