Interfaces entre as tecnologias digitais e a resolução de problemas na perspectiva da educação matemática

Autores

  • Adriana Richit Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Célia Barros Nunes Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Resolução de Problemas, Educação Matemática

Resumo

Nesse  ensaio teórico  propomos  algumas  reflexões  sobre  as  tecnologias  digitais  e  o  modo  como participam, histórica e culturalmente, do processo de produção de conhecimento. Do mesmo modo, apresentamos considerações sobre a resolução de problemas, na perspectiva da educação matemática, evidenciando aspectos históricos, políticos e epistemológicos no que se refere ao processo de apropriação de conhecimentos em matemática e a formação matemática dos estudantes. A partir dessa abordagem inicial buscamos deflagrar reflexões e entendimentos sobre as relações entre as tecnologias e a resolução de problemas, enfatizando as interfaces entre ambas e as possibilidades que emergem da articulação dessas na abordagem de conceitos matemáticos, sobretudo na educação básica. Dessa abordagem destacaram-se as interfaces política, pedagógica, epistemológica, histórica e social.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2016-11-08
Métricas
  • Visualizações do Artigo 112
  • PDF downloads: 45

Como Citar

RICHIT, Adriana; NUNES, Célia Barros. Interfaces entre as tecnologias digitais e a resolução de problemas na perspectiva da educação matemática. REMATEC, [s. l.], v. 11, n. 21, 2016. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/287. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos