HISTÓRIA E ENSINO DE MATEMÁTICA: A FABRICAÇÃO DE UM CORPO PROPORCIONAL

Autores

  • Cláudia Regina Flores Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

História da matemática, História da educação matemática, Proporção, Imagem

Resumo

O propósito deste artigo é apresentar um estudo sobre como o corpo humano é proporcionalmente representado,  considerando  o  tratado  De  Prospectiva  Pingendi  de  Piero  dela  Francesca,  e  os Quatro livros das proporções humanas de Albrecht Dürer. Baseia-se num modo de se fazer história com relação às práticas sociais, analisando como elas engendram domínios de saber e definem objetos de ensino. Harmonia, proporção, distância, volume, foram enunciados e conceitualizados por uma prática discursiva, e também inseridos em teorias. Sugere-se, enfim, que uma história do ensino da matemática poderia ser deslocada para além dos muros da escola, para investigar, no tecido da história, as dinâmicas culturais que ascenderam certos saberes, tornando-os objetos de ensino e transferindo-os de outros territórios para a educação matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

LONGUI, R. Piero della Francesca. São Paulo, Cosac Naify, 2007.

RITTO. I. Albretch Dürer: Um pioneiro da antropometria. In: TAVARES, C. A. (org.) Representações do corpo na ciência e na arte. Lisboa: Fim de Século- Edições, Sociedade Unipessoal, 2012.

SANT’ANNA, D. B. (Org.). Políticas do corpo. São Paulo: Estação Liberdade, 1995. STRAUSS, W. L. (Ed.). The human figure by Albrecth Dürer. The complete Dresden Sketchbook. New York: Dove Publications, 1972.

VARGAS, M. História da matematização da natureza. Estudos Avançados, 10 (28), 1996, p. 249-276.

VITRÚVIO. Tratado de Arquitetura. São Paulo: Editora Martins, 2007.

ZERNER. H. O olhar dos artistas. In: CORBIN, A. História do Corpo, vol. 2 Da Revolução à Grande Guerra, Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

Downloads

Publicado

2016-01-05
Métricas
  • Visualizações do Artigo 82
  • PDF downloads: 41

Como Citar

REGINA FLORES, C. HISTÓRIA E ENSINO DE MATEMÁTICA: A FABRICAÇÃO DE UM CORPO PROPORCIONAL. REMATEC, [S. l.], v. 10, n. 18, 2016. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/309. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)