ARGUMENTOS E ABORDAGENS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA PEDAGÓGICA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Pará
  • Francisca Janice dos Santos Fortaleza Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

História da Matemática, Ensino de Matemática, Argumentos, Abordagens

Resumo

Este artigo objetivou evidenciar os porquês do uso da história no ensino da Matemática, além de demonstrar como esses porquês podem ser efetivados, buscando identificar as inter-relações entre porquês e comos. Para tanto, elegemos como referencial teórico, as contribuições de Jankvist (2009) e utilizamos, como dados empíricos, questionários respondidos por professores da Educação Básica. O trabalho mostra que os argumentos dos professores convergem predominantemente para o argumento história como objetivo. Assim, para a maioria desses professores, é importante utilizar a história porque ela possibilita a compreensão dos aspectos do desenvolvimento histórico da Matemática. As inter-relações identificadas são: história como objetivo inter-relacionada à abordagem modular e história como ferramenta inter-relacionada à iluminação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2016-01-05
Métricas
  • Visualizações do Artigo 51
  • PDF downloads: 30

Como Citar

PESSOA CHAVES ROCHA, Maria Lúcia; SANTOS FORTALEZA , Francisca Janice dos. ARGUMENTOS E ABORDAGENS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA PEDAGÓGICA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. REMATEC, [s. l.], v. 10, n. 18, 2016. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/311. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)