ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DOS NÚMEROS DECIMAIS

Autores

  • Rosineide de Sousa Jucá Universidade do Estado do Pará
  • Pedro Franco de Sá Universidade do Estado do Pará

Palavras-chave:

História do ensino da matemática, Epistemologia e história, Números decimais

Resumo

Neste artigo apresentamos alguns aspectos histórico-epistemológicos dos números decimais, com o intuito de analisarmos as concepções que os números decimais foram adquirindo ao longo do tempo e como se estabeleceram no currículo escolar. Para isso revisamos alguns estudos referentes ao tema e analisamos alguns livros didáticos antigos (1890 – 1960). Pelas análises dos livros percebemos que as concepções dos decimais durante muito tempo mantiveram uma forte relação com os números inteiros e com o sistema de medidas, e bem pouca com as frações decimais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2016-01-05
Métricas
  • Visualizações do Artigo 147
  • PDF downloads: 92

Como Citar

SOUSA JUCÁ, Rosineide de; FRANCO DE SÁ, Pedro. ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DOS NÚMEROS DECIMAIS. REMATEC, [s. l.], v. 10, n. 18, 2016. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/313. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)