A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA SOB A ÓPTICA DOS JESUÍTAS, NO SÉCULO XIX E XX, NO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Silvio Luiz Martins Britto Universidade Luterana do Brasil
  • Arno Bayer Universidade Luterana do Brasil

Palavras-chave:

Ensino da Matemática, Escolas Paroquiais, Educação Jesuítica

Resumo

O artigo apresentado trata de uma síntese da pesquisa em andamento intitulada “A Educação Matemática sob a óptica dos Jesuítas, no século XIX e XX, no Rio Grande do Sul”. A proposta objetiva  analisar  o  início  da  trajetória  da  Educação  Matemática  no  Estado  e  o  trabalho desenvolvido pelos Jesuítas nas colônias teuto-riograndenses através das escolas paroquiais, formação dos professores e, posteriormente, em suas próprias escolas.   Em relação às escolas paroquiais, observa-se que essas foram criadas pelos próprios imigrantes alemães, seguindo o modelo das escolas da Alemanha, sendo o Professor Paroquial a figura de fundamental importância nesses educandários. As aulas, em um primeiro momento, eram ministradas na língua materna dos imigrantes,  sendo  que  o  material  didático  utilizado  era,  inicialmente,  escrito  em  alemão, proveniente da Alemanha ou elaborado no Brasil pelos próprios imigrantes. Em relação à análise dos livros didáticos, adota-se uma perspectiva sócio-histórica, observando em que momento esses livros se mostravam de acordo com as necessidades dos alunos no que diz respeito ao contexto sociocultural vivenciado pelas comunidades. Na descrição e análise desses livros, priorizam-se as orientações  didáticas  presentes,  exemplos  apresentados  e  os  exercícios  propostos, avaliando a opinião dos autores em relação ao ensino de Aritmética, bem como o tratamento dado ao conteúdo matemático.

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Publicado

2014-07-05
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Como Citar

MARTINS BRITTO, Silvio Luiz; BAYER, Arno. A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA SOB A ÓPTICA DOS JESUÍTAS, NO SÉCULO XIX E XX, NO RIO GRANDE DO SUL. REMATEC, [s. l.], v. 9, n. 16, p. 48–70, 2014. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/321. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos