UMA ANÁLISE DAS REFORMAS METODOLÓGICAS E DAS PROVAS DE MATEMÁTICA DO III CURSO DE TREINAMENTO PARA PROFESSORES LEIGOS EM CAICÓ/RN (1965)

Autores

  • Liliane dos Santos Gutierre Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Matemática, Prova, Professor Leigo

Resumo

Neste  artigo,  apresentamos  nossas  reflexões  e  análises  acerca  dos  conteúdos  nas  provas  de Matemática do Curso de Treinamento para Professores Leigos do Rio Grande do Norte (RN), em especial  o  terceiro  Curso,  que  aconteceu  em Caicó/RN  no  ano  de  1965,  além  de  apresentar momentos significativos para a modernização do ensino da Matemática no RN. Esse Curso foi promovido pela Secretaria do Estado, da Educação e da Cultura (SEEC-RN), que realizou, com os recursos disponibilizados pelo Estado, SUDENE, Ministério da Educação e Cultura (MEC) e Agência Norte-americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID), no período de 8 de janeiro a 26 de fevereiro de 1965, na capital Natal e em algumas cidades do interior do estado, a saber: Mossoró, Caicó, Santa Cruz, Paus dos Ferros, Angicos e São José do Mipibu. As provas de Matemática desse Curso nos fornecem importantes indícios sobre as práticas educativas daquela época, no estado do Rio Grande do Norte (RN), de modo que nos permitiram reconstituir, historicamente, os conteúdos matemáticos ministrados e estudados, durante a formação dos professores leigos, respaldando-nos em pressupostos teóricos da História Cultural. Finalmente, apresentamos e apontamos que os conteúdos além de “ensinados” foram, também, estudados pelos professores ministrantes e que reformas metodológicas no ensino da Matemática aconteceram no Rio Grande do Norte (RN).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2014-07-05
Métricas
  • Visualizações do Artigo 71
  • PDF downloads: 28

Como Citar

SANTOS GUTIERRE, Liliane dos. UMA ANÁLISE DAS REFORMAS METODOLÓGICAS E DAS PROVAS DE MATEMÁTICA DO III CURSO DE TREINAMENTO PARA PROFESSORES LEIGOS EM CAICÓ/RN (1965). REMATEC, [s. l.], v. 9, n. 16, p. 71–86, 2014. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/322. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)