DO CURRÍCULO TRIVIUM AO CONHECIMENTO TRIVIUM: UM ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO TRIVIUM NOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores

  • Nuno Vieira Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
  • Ubiratan D’Ambrosio Universidade Anhanguera de São Paulo

Palavras-chave:

curriculum, conhecimento, postura de professores, paidocentrismo

Resumo

D’Ambrosio (1999) apresenta-nos o curriculum trivium para a atualidade, que as escolas devem perseguir. As escolas devem ensinar a todos os alunos competências de literacia (instrumentos comunicativos), materacia (instrumentos intelectuais) e a tecnoracia (instrumentos materiais). Estas competências também podem ser adquiridas por todos na vida ativa, por via informal, quando são aplicadas de uma forma recursiva. Assim, toda a atividade social e particularmente a aqui abordada atividade  profissional  dos  professores  de  matemática,  permite  desenvolver  competências  de literacia, materacia e tecnoracia. Os professores leem o que os alunos vão transmitindo (literacia), interpretam e fazem inferências (materacia) no sentido de adotarem estratégias de ação (tecnoracia) que  melhor  se  adequem  ao  que  os  alunos  vão  dizendo.  Neste  sentido,  literacia,  materacia  e tecnoracia constituem o seu conhecimento trivium. Através da análise das entrevistas a 17 professores de matemática, do ensino secundário, foi analisado o seu conhecimento trivum, no sentido de perceber como este é adquirido e desenvolvido com prática profissional. Foram também analisadas as implicações do conhecimento trivium na prática docente: os professores que revelam estar atentos ao que os alunos dizem, que analisam a informação e implementam estratégias que consideram consentâneas são os que menos tendem a seguir uma estruturação de aula padronizada e rígida, adotando uma postura mais paidocêntrica

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Publicado

2014-07-05
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Como Citar

VIEIRA, Nuno; D’AMBROSIO, Ubiratan. DO CURRÍCULO TRIVIUM AO CONHECIMENTO TRIVIUM: UM ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO TRIVIUM NOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA. REMATEC, [s. l.], v. 9, n. 16, p. 87–106, 2014. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/323. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos