A PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA SALA DE AULA: POSSIBILIDADES E LIMITES

Autores

  • Davidson Paulo Azevedo Oliveira IFMG
  • Milton Rosa Universidade Federal de Ouro Preto
  • Marger da Conceição Ventura Viana Universidade Federal de Ouro Preto

Palavras-chave:

Perspectiva Sociocultural, História da Matemática, Limites, Possibilidades

Resumo

A disponibilização de estudos na literatura brasileira sobre a utilização da perspectiva sociocultural da História da Matemática na sala de aula é recente. Assim, este artigo apresenta uma discussão sobre a utilização pedagógica da História da Matemática baseada em argumentos teóricos e em uma pesquisa empírica com algumas possibilidades e limites para a aplicação dessa abordagem metodológica de ensino em sala de aula. Uma das implicações educacionais dessa perspectiva para a Educação Matemática está relacionada com a sua pertinência para as pesquisas nessa área de investigação, pois pode auxiliar no desenvolvimento de atividades curriculares que procuram valorizar a cultura dos alunos ao mesmo tempo em que apresentam perspectivas metodológicas inovadoras para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Então, argumenta-se sobre a utilização dos aspectos históricos da matemática, discutindo-se sobre a fundamentação teórica de sua perspectiva sociocultural. Esse artigo também apresenta uma análise de exemplos sobre as possibilidades da utilização dessa perspectiva, bem como alguns limites que podem ser enfrentados pelos professores no desenvolvimento das atividades curriculares propostas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2014-07-05
Métricas
  • Visualizações do Artigo 78
  • PDF downloads: 36

Como Citar

AZEVEDO OLIVEIRA , D. P.; ROSA, M.; VENTURA VIANA, M. da C. A PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA SALA DE AULA: POSSIBILIDADES E LIMITES. REMATEC, [S. l.], v. 9, n. 16, p. 107–129, 2014. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/324. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos