LEGITIMAÇÃO DE RESPOSTAS EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS EM MATEMÁTICA POR GRUPOS ONLINE

Autores

  • Maria Teresa Zampieri Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
  • Felipe Pereira Heitmann Faculdade Pitágoras

Palavras-chave:

cenários para investigação, aprendizagem colaborativa apoiada por computadores, escrita colaborativa, produção de conhecimento

Resumo

Nesse  artigo  apresentamos  e  discutimos  possibilidades  de  utilização  de ferramentas de escrita colaborativa no desenvolvimento de atividades investigativas  em  matemática  por  grupos  de  alunos  online.  O  referencial utilizado para a análise dos dados foi o construto teórico seres-humanos-com- mídias, que considera o conhecimento como produzido por coletivos pensantes de  humanos  e  não  humanos.  Além  disso,  tecemos  considerações  sobre ambientes de aprendizagem como cenários para investigação e sobre uma caracterização de diálogo. A partir dessa análise evidenciamos diferentes processos de busca pela legitimação de respostas, envolvendo debate na sala de bate-papo, justaposição de afirmativas individuais e negociação de significados. Concluímos que, dadas às características de produção coletiva de respostas, diálogo e investigação, as ferramentas de escrita colaborativa possibilitam trabalhos em grupos em tempo real via Internet na Educação a Distância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2013-11-05
Métricas
  • Visualizações do Artigo 85
  • PDF downloads: 45

Como Citar

ZAMPIERI, Maria Teresa; PEREIRA HEITMANN, Felipe. LEGITIMAÇÃO DE RESPOSTAS EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS EM MATEMÁTICA POR GRUPOS ONLINE. REMATEC, [s. l.], v. 8, n. 14, p. 27–52, 2013. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/337. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos