FOTOGRAFIAS: O VISÍVEL E O INVISÍVEL DE UMA HISTÓRIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA

Autores

  • Piersandra Simão dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cláudia Regina Flores Universidade Federal de Santa Catarina
  • Joseane Pinto de Arruda Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Fotografia, Dispositivo, Ensino de Matemática, Grupo Escolar, História da Educação Matemática

Resumo

Este artigo tem como propósito elaborar conhecimento histórico por meio de fotografias  acerca  do ensino de matemática  nos grupos escolares  de Santa Catarina.  Compreende-se  a  fotografia  como  um  tipo  de  imagem  capaz  de suscitar a produção de conhecimentos. Para tanto, toma-se a fotografia como um dispositivo, discutindo-o segundo Michel Foucault. Em seguida, apresenta- se algumas fotografias do Grupo Escolar Lauro Müller, entre as décadas de 1920 a 1970, destacando possíveis características da prática de ensino da matemática.  Finalmente,  possíveis  considerações  em  torno  do  processo  de ensino da matemática, nos primeiros anos de escolaridade em grupos escolares de Santa Catarina, são levantadas, construindo, desta forma, um conhecimento histórico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2013-08-10
Métricas
  • Visualizações do Artigo 91
  • PDF downloads: 40

Como Citar

SIMÃO DOS SANTOS , Piersandra; REGINA FLORES, Cláudia; PINTO DE ARRUDA, Joseane. FOTOGRAFIAS: O VISÍVEL E O INVISÍVEL DE UMA HISTÓRIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA. REMATEC, [s. l.], v. 8, n. 13, p. 07–23, 2013. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/345. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos