ALIANÇA POTENCIAL PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: CONEXÕES ENTRE PIBID E ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autores

  • Giselle Costa de Sousa Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Mércia de Oliveira Pontes Departamento de Práticas Educacionais e Currículo

Palavras-chave:

PIBID, Estágio Supervisionado, Formação de Professores, Educação Matemática

Resumo

O  presente  artigo  propõe-se  a  tratar  de  aspectos  da  formação  inicial  do professor   de   Matemática   a   partir   da   apreciação   das  possibilidades   de articulação entre as ações realizadas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID de Matemática e na Atividade Curricular Estágio Supervisionado de Formação de Professores no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Neste sentido, traz considerações a respeito do subprojeto de Matemática do PIBID da UFRN enfatizando o que é, quais principais ações, contribuições para formação de professores de Matemática (inicial e continuada), associações às atividades do Estágio e, ainda, resultados obtidos. Além disso, discorre sobre as particularidades   da   Atividade   Curricular   de   Estágio   Supervisionando, destacando sua essência, composição e ações, sobretudo articuladas ao PIBID, em  prol  da  formação  do  professor  de  Matemática.  Por  fim,  ressalta  os principais pontos colocados como exemplos de aliança potencial de ambas as atividades.

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Publicado

2013-08-10
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Como Citar

COSTA DE SOUSA, Giselle; OLIVEIRA PONTES, Mércia de. ALIANÇA POTENCIAL PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: CONEXÕES ENTRE PIBID E ESTÁGIO SUPERVISIONADO. REMATEC, [s. l.], v. 8, n. 13, p. 84–96, 2013. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/349. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos