Mapeamento de pesquisas sobre Jogos e Materiais na Formação Inicial de Professores de Matemática

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n38.p179-198.id344

Palavras-chave:

Formação Inicial, Matemática, Jogos, Materiais, Estado da Arte

Resumo

Este artigo apresenta um mapeamento de pesquisas brasileiras que propõem e analisam a utilização de Jogos e/ou Materiais na formação inicial de professores de Matemática, buscando responder à questão: “Como se caracteriza a produção acadêmica que tem como foco a utilização de Jogos e Materiais no contexto da formação inicial de professores de Matemática?”. Esta pesquisa, do tipo Estado da Arte, tem como corpus de investigação sete trabalhos do Catálogo de Teses e Dissertações da (CAPES), organizados em três categorias: Práticas formativas, Práticas formativas/educativas e Pesquisa documental. Esta investigação constitui uma das fases de uma pesquisa de mestrado em andamento e possibilitou reconhecer os Jogos e Materiais como uma alternativa de mudança da prática pedagógica docente, capaz de contribuir para a aprendizagem dos alunos da educação básica. Contudo, o mapeamento indica lacunas a serem estudadas acerca das propostas com Jogos e Materiais, nas práticas e orientações curriculares das instituições formadoras.

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Biografia do Autor

Jean Carlos Lemes, Universidade Federal de Itajubá

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal de Itajubá (PPGEC/ UNIFEI)

Eliane Matesco Cristovão, Universidade Federal de Itajubá

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora Adjunta do Instituto de Matemática e Computação da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)

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2021-05-07
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Como Citar

LEMES, Jean Carlos; MATESCO CRISTOVÃO, Eliane. Mapeamento de pesquisas sobre Jogos e Materiais na Formação Inicial de Professores de Matemática. REMATEC, [s. l.], v. 16, n. 38, p. 179–198, 2021. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n38.p179-198.id344. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/45. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos