Experiências com GeoGebra e seu papel na aliança entre HM, TDIC e IM

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n37.p140-159.id310

Palavras-chave:

GeoGebra, História da Matemática, Tecnologias Digitais, Investigação Matemática

Resumo

O projeto CONEXÕES POTENCIAIS ENTRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E TDIC surge firmando-se em três tendências em educação matemática e consolida a aliança entre História da Matemática (HM), Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e Investigação Matemática (IM) desde 2012, tendo buscado, numa abordagem metodológica qualitativa, possibilidade de conjunção das três tendências supracitadas a partir de levantamentos bibliográficos e experiências práticas nas quais o GeoGebra tem papel fundamental. A fim de aclarar as investigações desenvolvidas trazemos, no presente artigo, um panorama da composição de tal pesquisa descrevendo os resultados obtidos até aqui nas diferentes etapas realizadas, dentre as quais se sinaliza o papel e importância do GeoGebra. Assim sendo, como resultado apontamos as lucubrações teóricas que sustentam a aliança e aludem ao apoio dos recursos tecnológicos digitais (TD) ao uso da HM tendo a IM como amálgama. Nesse cenário, chega-se a parâmetros de proposição das atividades-históricas-com-tecnologias e investigações-históricas-com-tecnologias, dentre os quais, o parâmetro recurso mais recorrente aponta para o GeoGebra. Fazendo uso de tal parâmetro, realizamos experiências apoiadas na aliança, que usam o referido recurso, e apresentamos resultados nesse texto.

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Biografia do Autor

Giselle Costa de Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente do Departamento de Matemática, Vice-Coordenadora do PPGECNM e Docente orientadora da RP de Matemática (UFRN)

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2021-01-18
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Como Citar

COSTA DE SOUSA, Giselle. Experiências com GeoGebra e seu papel na aliança entre HM, TDIC e IM. REMATEC, [s. l.], v. 16, n. 37, p. 140–159, 2021. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n37.p140-159.id310. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/58. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos