Representações Múltiplas no ensino de Álgebra e Resolução de Problemas: aspectos teóricos e práticos

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n.p277-294.id360

Palavras-chave:

Educação Algébrica, Sistemas Lineares, Exploração-Resolução-Proposição de Problemas, Formação Inicial do Professor

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar as potencialidades das Representações Múltiplas no ensino-aprendizagem de Álgebra através da Resolução de Problemas. A Pesquisa caracteriza-se como qualitativa, na modalidade de Pesquisa Pedagógica e foi desenvolvida por meio de uma Oficina com licenciandos em Matemática de uma Universidade Federal na Paraíba. Neste trabalho, utilizou-se a Resolução de Problemas em sua perspectiva atual, a qual é considerada uma metodologia de ensino-aprendizagem de Matemática. Os resultados apontam um notório avanço dos alunos, sobretudo na transição entre as representações, visto que eles passaram a utilizar a linguagem matemática para expressar as resoluções dos problemas, não recorrendo à tentativa e erro, como no início da Oficina. Portanto, evidencia-se que as Representações Múltiplas de Álgebra e a transição entre elas, aliada a Resolução de Problemas, favorecem uma aprendizagem com mais compreensão e contribui para a construção de uma nova postura frente ao ensino de Álgebra.

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Biografia do Autor

Fabíola da Cruz Martins, Universidade Estadual da Paraíba

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Paraíba (UEPB). Professora de Matemática na Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT)

Silvanio de Andrade, Universidade Estadual da Paraíba

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor no departamento de Matemática na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

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Publicado

2021-02-02
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Como Citar

CRUZ MARTINS, F. da; ANDRADE, S. de. Representações Múltiplas no ensino de Álgebra e Resolução de Problemas: aspectos teóricos e práticos. REMATEC, [S. l.], v. 16, p. 277–294, 2021. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n.p277-294.id360. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/75. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos