SIPEMAT: 12 anos da trajetória e consolidação de um evento em educação matemática

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p01-26.id298

Palavras-chave:

Pesquisa, Educação Matemática, Ensino e Aprendizagem de Matemática, Sipemat

Resumo

Neste artigo resgatamos o histórico do Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (Sipemat), criado em 2006 e com edições posteriores em 2008, 2012, 2015 e 2018. Em particular, tratamos mais detalhadamente, as quatro primeiras edições que foram discutidas na mesa-redonda de abertura do 5º Sipemat, realizado em Belém do Pará na Universidade da Amazônia (Unama) e apontamos local e ano da futura sexta edição do simpósio. As quatro primeiras edições foram organizadas, respectivamente, por pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Universidades Federal e Estadual do Ceará (UFC e UECE); e Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Pensado para incentivar a realização, no Nordeste e Norte do Brasil, de eventos internacionais de pesquisa em Educação Matemática – regiões que ainda não possuíam a tradição de sediar eventos dessa natureza, o Sipemat tem sido bem sucedido nesse seu objetivo. A 1ª edição do evento teve como tema Pesquisa em Educação Matemática: um olhar ampliado sobre a sala de aula e promoveu reflexões sobre a melhoria do ensino e da aprendizagem da Matemática nos diversos níveis de escolarização. No 2º Sipemat, em continuidade, as temáticas centrais eram a Matemática do dia-a-dia e a Etnomatemática, ampliando espaços de discussão. No 3º Sipemat foram enfatizadas novas relações entre os tópicos: Matemática, Cultura e Tecnologia. Na 4ª edição adotou-se o tema Educação Matemática e contextos da diversidade cultural, na direção da consolidação do evento. O Sipemat caracteriza-se como evento firmado, pela sua regularidade e qualidade científica. Detalhes de cada edição do evento são apresentados neste artigo, tais como os referentes às apresentações (palestras, mesas-redondas, comunicações orais e pôsteres) e os endereços eletrônicos dos anais. Esperamos, assim, contribuir para o resgate histórico do Sipemat, bem como para a continuidade do evento – incentivando a ampla discussão de investigações em Educação Matemática e consequente melhorias no ensino e na aprendizagem de Matemática em nossas salas de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rute Elizabete de Souza Rosa Borba, Universidade Federal de Pernambuco

PPG em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco – Edumatec

Carlos Eduardo Ferreira Monteiro, Universidade Federal de Pernambuco

PPG em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco – Edumatec

Anna Paula de Avelar Brito Lima, Universidade Federal Rural de Pernambuco

PPG em Ensino das Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE.

José Aires de Castro Filho, Universidade Federal do Ceará

PPG em Educação da Universidade Federal do Ceará

Marcilia Chagas Barreto, Universidade Estadual do Ceará

PPG em Educação da Universidade Estadual do Ceará

Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana, Universidade Estadual de Santa Cruz

Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz

Referências

CASTRO FILHO, J. A.; BARRETO, M. C.; BARGUIL, P. M.; MAIA, D. L.; PINHEIRO, J. L. (org.). Matemática, cultura e tecnologia: perspectivas internacionais. Curitiba: CRV, 2016, v.1. 266 p. DOI: https://doi.org/10.24824/978854440713.4

SANTANA, E. R. S.; KATAOKA, V. Y.; ALVES, A. A. (org.). 4º Sipemat: Educação Matemática e contextos da diversidade cultural, comunicações orais dos eixos: aspectos sócios-históricos e filosóficos, Psicologia da Educação Matemática, Tecnologias digitais e cibercultura. 1. ed. Ilhéus: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2015a. v. 1. 784 p. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/1A9XeDFuxrfWlYHQAFOf-96OXjhFSDMgD/view>

SANTANA, E. R. S.; KATAOKA, V. Y.; ALVES, A. A. (org.). 4º Sipemat: Educação Matemática e contextos da diversidade cultural, comunicações orais do eixo: Formação do Professor de Matemática. 1. ed. Ilhéus: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2015b. v. 2. 499p. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/11B6sczUGRS2sQ_qWimQ6S7Ka3so0dlcQ/view

SANTANA, E. R. S.; KATAOKA, V. Y.; ALVES, A. A. (org.). 4º Sipemat: Educação Matemática e contextos da diversidade cultural, comunicações orais do eixo: Pesquisa na sala de aula de Matemática. 1. ed. Ilhéus: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2015c. v. 3. 1302 p. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1ELGkEX4bEQr61IF5BOfp6OzfnI92qCwT/view

SIPEMAT 1. Anais do 1º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Recife, 2006. Disponível em: https://atelierdigitas.net/CDS/SIPEMAT06/

SIPEMAT 2. Anais do 2º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Recife, 2008. Disponível em: https://atelierdigitas.net/CDS/SIPEMAT08/

SIPEMAT 3. Anais do 3º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Recife, 2012. Disponível em: http://proativa.virtual.ufc.br/sipemat2012/index.htm

Downloads

Publicado

2020-12-22
Métricas
  • Visualizações do Artigo 291
  • PDF downloads: 102

Como Citar

SOUZA ROSA BORBA, Rute Elizabete de; FERREIRA MONTEIRO, Carlos Eduardo; AVELAR BRITO LIMA, Anna Paula de; CASTRO FILHO, José Aires de; CHAGAS BARRETO, Marcilia; SANTOS SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos. SIPEMAT: 12 anos da trajetória e consolidação de um evento em educação matemática . REMATEC, [s. l.], v. 15, n. 36, p. 01–26, 2020. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p01-26.id298. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/79. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.