História E Cultura Em Educação Matemática: A Produção Da Matemática Do Ensino

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DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p164-174.id307

Palavras-chave:

matemática, saber profissional, formação de professores

Resumo

Este texto tem por objetivo realizar uma reflexão teórico-metodológica a propósito de pesquisa sobre o saber profissional do professor que ensina matemática. O estudo é resultado de análises sobre as articulações entre história, cultura e educação matemática, tratadas no âmbito do desenvolvimento de um projeto coletivo de pesquisa. Tal investigação ampara-se em estudos sócio-históricos, conjuntamente com referências vindas da História Cultural. Como resultado das discussões formula-se o conceito de matemática do ensino, sob o argumento de que ele poderá melhor designar os saberes envolvidos no movimento de profissionalização da docência, tendo em conta a elaboração de saberes presentes no ensino e na formação de professores, produtos da cultura escolar.

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Publicado

2020-12-22
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Como Citar

RODRIGUES VALENTE, W. História E Cultura Em Educação Matemática: A Produção Da Matemática Do Ensino. REMATEC, [S. l.], v. 15, n. 36, p. 164–174, 2020. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p164-174.id307. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/88. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos