LEGITIMAÇÃO DE RESPOSTAS EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS EM MATEMÁTICA POR GRUPOS ONLINE
Palavras-chave:
cenários para investigação, aprendizagem colaborativa apoiada por computadores, escrita colaborativa, produção de conhecimentoResumo
Nesse artigo apresentamos e discutimos possibilidades de utilização de ferramentas de escrita colaborativa no desenvolvimento de atividades investigativas em matemática por grupos de alunos online. O referencial utilizado para a análise dos dados foi o construto teórico seres-humanos-com- mídias, que considera o conhecimento como produzido por coletivos pensantes de humanos e não humanos. Além disso, tecemos considerações sobre ambientes de aprendizagem como cenários para investigação e sobre uma caracterização de diálogo. A partir dessa análise evidenciamos diferentes processos de busca pela legitimação de respostas, envolvendo debate na sala de bate-papo, justaposição de afirmativas individuais e negociação de significados. Concluímos que, dadas às características de produção coletiva de respostas, diálogo e investigação, as ferramentas de escrita colaborativa possibilitam trabalhos em grupos em tempo real via Internet na Educação a Distância.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 143
- PDF downloads: 79