ETNOMATEMÁTICA: O ASPECTO SOCIOCULTURAL DO ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Etnomatemática, Influências socioculturais, Dualidade entre saberes, Práticas matemáticasResumo
O aspecto sociocultural das práticas matemáticas utilizado em sala de aula está relacionado com o conteúdo matemático e com os processos de associação desse conteúdo com as abordagens pedagógicas, que são utilizadas para o ensino e aprendizagem dessa disciplina. Nessa perspectiva, a aquisição do conhecimento matemático é influenciada de acordo com as considerações socioculturais dos indivíduos que participam da comunidade escolar. Um dos objetivos desse artigo teórico é discutir a dualidade entre o conhecimento matemático adquirido dentro e fora do ambiente escolar e como esse aspecto dual pode influenciar o ensino e aprendizagem da matemática. Outro objetivo é utilizar os aspectos socioculturais da matemática por meio da ação pedagógica do programa etnomatemática no currículo matemático. Essa discussão pode desencadear uma ação crítico-reflexiva sobre as ações pedagógicas, na perspectiva etnomatemática, com relação ao aspecto sociocultural das práticas matemáticas, que é necessária para o trabalho educacional a ser desenvolvido com as comunidades escolares.
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