A importância do erro do aluno em processos de ensino e de aprendizagem
Palavras-chave:
Erro do aluno, Formação docente, AvaliaçãoResumo
Neste artigo, o objeto de minhas reflexões é o erro do aluno na sua dimensão didático-pedagógica, isto é, o erro em cenários nos quais são desenvolvidos processos formais de ensino e de aprendizagem. Pesquisas têm mostrado que, amiúde, esse erro é percebido pelo professor como um elemento negativo, quase sempre consequência da falta de atenção ou de estudo do aluno, tendo como destino, sua eliminação. No decorrer das discussões aqui entabuladas, defendo a tese de que o erro do aluno, gerado nas entranhas dos processos de ensino e de aprendizagem, constitui-se em uma ferramenta mediadora do conhecimento, podendo ser um grande aliado às ações didáticas do professor em suas tarefas de ensino. Para sustentar minha defesa sobre o referido objeto de estudo teci minhas discussões, amparada nas ideias propostas por Giordan (1985); Aquino (1997); Luckesi (2006); Cury (1994; 2005; 2007; 2008); Pinto (2002); Torre (2007); Hoffmann (2007). Esses e outros autores têm iluminado minha jornada de estudos, ajudando-me a compreender mais profundamente o erro do aluno na dimensão didático-pedagógica. Com este artigo espero despertar a atenção para este campo do Saber, pois, acredito que a análise do erro do aluno tem muita contribuição a dar às ações didáticas do professor, e, por isso mesmo, esse erro deve ser encarado como uma luz que traz à tona lacunas no processo de aprendizagem, fornecendo dessa maneira, valiosas pistas para os procedimentos de ensino.
Downloads
Métricas
Referências
ESTEBAN, Maria Teresa (Orgs.). Práticas avaliativas e aprendizagens significativas: em diferentes áreas do currículo. Porto Alegre: Mediação, 2003.
GIORDAN, André. Interés didáctico de los errores de los alumnos. Enseñanza de las Ciencias, Valencia (España), v. 3, n. 1, p. 11-17, 1985.
GOERGEN, P.; SCHUBRING, Gert. Desenvolvimento histórico do conceito e do processo de aprendizagem, a partir de recentes concepções matemático-didáticas (erro, obstáculo, transposição). Revista Zetetiké, Campinas, v. 6, n. 10, p. 9-34, jul./dez. 1998.
GÓMEZ ALFONSO, B. Tipología de los errores en el cálculo mental: un estudio en el contexto educativo. Enseñanza de las Ciencias, Valencia, Espanha, v. 13, n. 3, p. 313-325, nov. 1995.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 27. ed. Porto Alegre: Mediação, 2007.
LUCKESI. Cipriano. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 1995. 2006
PINTO, Neuza Betoni. O erro como estratégia didática. Campinas: Papirus, 2002.
SALSA, Ivone da Silva. Questão discursiva de Geometria Plana no vestibular 2002 da UFRN e o (des)compasso na formação de conceitos geométricos de candidatos. Dissertação (Mestrado em Educação), Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2003.
SCHUBRING, G. Desenvolvimento histórico do conceito e do processo de aprendizagem, a partir de recentes concepções matemático-didáticas (erro, obstáculos, transposição) Revista Zetetiké, Campinas: v. 6, n. 10, p. 9-31, jul./dez., 1998.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 1601
- PDF downloads: 1753