O Modelo Piagetiano e o Ensino e a Aprendizagem das Frações

Autores

  • Maria José Costa dos Santos

Resumo

Muitos estudos sobre os problemas que envolvem o ensino e a aprendizagem de frações têm sido realizados em vários contextos, porém é fato que este conteúdo ainda atinge professor e aluno, seja da Educação Básica ou do Ensino Superior (Pedagogia). Por conseguinte, é preciso alertar os educadores para considerarem fatores preponderantes para a assimilação desse conteúdo. Dentre estes, o carro-chefe é o estágio psicológico da criança, no que se refere ao desenvolvimento psico-cognitivo, ou seja, verificar se a criança constrói conceitos por meio de organizações lógicas e esquemas próprios, ou seja, se ela é conservativa, considerando o que diz Piaget em sua teoria da aprendizagem, e ainda atentando para o fato de que, para a criança, a elaboração do conceito de frações é mais complexa que a construção do número natural, e exige da criança certa maturidade e acúmulo de conhecimentos matemáticos prévios.

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Publicado

2009-11-04
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Como Citar

COSTA DOS SANTOS, Maria José. O Modelo Piagetiano e o Ensino e a Aprendizagem das Frações. REMATEC, Belém, v. 4, n. 5, p. 32–40, 2009. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/408. Acesso em: 17 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos