Uma reflexão sobre o ensino atual da geometria

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n48.e2024008.id595

Palavras-chave:

Ensino de geometria, Transposição didática, Geometria analítica

Resumo

Este trabalho objetiva fazer uma contribuição reflexiva para as pesquisas sobre o ensino de geometria nas escolas básica brasileira, frente ao tipo de transposições didáticas nelas utilizadas, em busca de traços de um possível modelo epistemológico que as tenham subsidiado. Para isso, análises espontâneas de fragmentos do percurso de estudos e investigações na matemática no entorno dos últimos quinhentos anos é empreendido, considerando a importância desse período para o desenvolvimento da matemática. Em conclusão é destacado que a geometria ensinada nas escolas básicas pode ser vista como transposições didáticas da geometria com procedimentos algébricos propostas por estudiosos dos séculos anteriores ao século XVIII e permite apontar possíveis dificuldades no estudo de geometria bem como possíveis caminhos que retirem o seu estudo do isolamento temático que se encontra atualmente nas escolas brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Renato Borges Guerra, Universidade Federal do Pará

Doutor pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Belém, Pará, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Tiradentes, número 700, Edifício Eduardo Angelin, apto. 603, reduto, Belém, Pará, Brasil, CEP: 66053-330. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9228-2337 Lattes: http://lattes.cnpq.br/3199659904537033 E-mail: rgufpa@gmail.com.

Raquel Soares Do Rêgo Ferreira, Secretaria Estadual de Educação

Doutora Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora da Educação Básica na Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), Belém, Pará, Brasil. Endereço para correspondência: Tv. Apinagés, número 621, Edifício Tambatajá, Batista Campos, Belém, Pará, Brasil, CEP: 66030-460. ORCID: : https://orcid.org/0000-0002-6718-1905   Lattes: https://orcid.org/0000-0002-6718-1905  E-mail: raquellrego@gmail.com

Referências

BORGES G. R.; PANTOJA S. D. Práticas sociais da regra de três e a proporcionalidade. REMATEC, [S. l.], v. 7, n. 11, 2012. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/366. Acesso 31 out. 2023.

BIANCHINI, E. Matemática Bianchini, 9º ano, Moderna: 2004.

BOMBELLI, R. L’Algebra. Milão: Feltrinelli, 1966 apud MILIES, op. cit., 1993, p. 8-9. 16

BOMBELLI, op. cit., 1966 apud MILIES, op. cit., 1993, p. 9

BRUNSCHVICG, L. La Géométrie de 1637. Em: Les Étapes de la Philosophie Mathématique. cap. 7, sec. C. Paris: Félix Alcan, 1912, p. 113-123

CARDANO, G. Autobiografia. (B. Angelo, Trad.). Milano: La Famiglia Meneghina Editrice. Biblioteca Ambrosiana, A.S. 3599. 1932. [Trabalho original de 1576].

CHEVALLARD, Y. La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado. Buenos Aires. Aique Grupo Editor, 2005.

CHEVALLARD, Y. L’analyse des pratiques enseignantes en théorie anthropologique du didactique. Recherches en Didactique des Mathématiques 19/2, 221-226, 1999.

FERREIRA, R. S. R. Tarefas intermediárias: um modelo epistemológico de referência para o ensino das frações. 2014. 120f. Belém: Dissertação. Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, 2014 2014. Disponível em: https://bit.ly/3HhH5Nr. Acesso 22 out. 2023.

FOSSA, J. A. Geometria Urbana. João Pessoa: Editora Universitária / UFPB, 2003.

FERNANDES, J. A. N. Ecologia do saber: o ensino de limite em um curso de engenharia. 2015. Belém: Tese (doutorado) Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, 2015. Disponível em: https://www.repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13296 . Acesso 20 out. 2023.

FRAÇÕIS V. In Artem Analyticem Isagoge. Tvronis, Apud I ametivm Mettayer Typographum Regium. 1595.

GARCIA, F.J., PÉREZ, J.G., HIGUERAS, L.R. et al. Mathematical modelling as a tool for the connection of school mathematics. Zentralblatt für Didaktik der Mathematik 38, 226–246. https://doi.org/10.1007/BF02652807, 2006. DOI: https://doi.org/10.1007/BF02652807

GARCÍA, F. J. La modelización como herramienta de articulación de la matemática escolar. De la proporcionalidad a las relaciones funcionales. Tesis doctoral. Universidad de Jaén, 2005. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/metricas/documentos/TES/19566 Acesso 20 out 2023.

GASCÓN, J. Evolución de la controversia entre geometría sintética y geometría analítica. Un punto de vista didáctico-matemático. Disertaciones del Seminario de Matemáticas Fundamentales (UNED, Madrid), 28, 1-20, 2001.

GARCÍA, F.J. &RUIZ HIGUERAS, L. Mathematical praxeologies of increasing complexity. In M. Bosch, Proceedings of the 4th Conference of the European Research in Mathematics Education, 2006.

MASSA, M.R. Algebra and geometry in Pietro Mengoli (1625-1686). Historia Mathematica, 33 (1 SPEC. ISS.), pp. 82-112, 2006. DOI: https://doi.org/10.1016/j.hm.2004.12.003

MATSUBARA, R, ZANIRATTO, A. A. Big Mat, IBEEP: 1998. MORI, Iracema; ONAGA, Dulce Satiko. Matemática, História, Conscientização – 8ª série, Saraiva: 2004.

RAMOS, D. M. "Quadrado da soma"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/quadrado-soma.htm. Acesso 01 nov 2023.

REVUZ, A. Educational Studies in Mathematics. Educ Stud Math 4 , 48–52 https://doi.org/10.1007/BF003057964 48 -52, 1971. DOI: https://doi.org/10.1007/BF00305796

RUSSELL, D. Biography of Leonardo Pisano Fibonacci, Noted Italian Mathematician. Disponível em: https://www.thoughtco.com/leonardo-pisano-fibonacci-biography-2312397 Acesso 10 out de 2023

SANTOS, E. Conversão de temperaturas: é possível aplicar a regra de três para descobrir o resultado? Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2021/10/25/conversao-de-temperaturas-e-possivel-aplicar-a-regra-de-tres-para-descobrir-o-resultado.ghtml. Acesso 01nov 2023

TARTAGLIA, N. La prima parte del general trattato di numeri, et misure/di. Veneza: Curtio Troiano de i Navo, 1556.

Downloads

Publicado

2024-02-09
Métricas
  • Visualizações do Artigo 87
  • PDF downloads: 66

Como Citar

GUERRA, Renato Borges; FERREIRA, Raquel Soares Do Rêgo. Uma reflexão sobre o ensino atual da geometria. REMATEC, [s. l.], v. 19, n. 48, p. e2024008, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n48.e2024008.id595. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/595. Acesso em: 29 abr. 2024.