Uma Leitura Fleckiana das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024011.id522

Palavras-chave:

Currículo, Modelos Formativos, Coletivo e Estilo de Pensamento, DCNs

Resumo

Neste artigo, analisamos, a partir das perspectivas curriculares e dos modelos formativos, os estilos de pensamento presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os cursos de Matemática-Licenciatura e Bacharelado. As análises foram subsidiadas a partir dos referenciais teóricos fundamentados nas categorias epistemológicas Ludwik Fleck, nos modelos formativos de professores de José Contreras Domingo e nas perspectivas curriculares de Tomas Tadeu da Silva. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, documental. Assim, buscamos responder a seguinte questão: Quais são os estilos de pensamento presentes nas DCNs da Matemática? A análise possibilitou-nos interpretar e nomear três sinais de estilos de pensamento nas DCNs: o Estilo de Pensamento Profissional Tradicional-Técnico; o Estilo de Pensamento Profissional Reflexivo e o Estilo de Pensamento Profissional Tradicional Reflexivo. Em síntese, há nas DCNs a presença de uma perspectiva curricular mais tradicional, que enfatiza a transmissão de conhecimentos, bem como, de forma mais tímida, uma perspectiva mais construtivista, que valoriza a formação reflexiva do professor.

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Biografia do Autor

Benedito Rodrigues Brazil, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorando em Ensino de Ciências - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - Doutorado - Instituto de Física UFMS. Possui mestrado em Educação Matemática [Rio Claro] pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998). Atualmente é professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática - Formação de Professor - Pratica de Ensino - Estágio.

Wellington Pereira de Queiros, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação para a Ciência (Área de Concentração: Ensino de Ciências e Matemática) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Bauru) com estágio Sanduíche no Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Física na linha de biofísica pela Universidade Federal de Goiás (2005), graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal de Goiás (2002), graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Goiás (2005) e licenciatura em Matemática 2023. Atua como professor Adjunto 4 do Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul(UFMS), além disso, atua como docente e orientador no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da UFMS e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás (UFG). Suas principais linhas de pesquisa são: Formação de Professores de Ciências, Física e Matemática; História, Filosofia e Sociologia da Ciência na Educação em Ciências e Tecnologia; Relações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) na Educação em Ciências e Tecnologia. 

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2024-04-17
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Como Citar

BRAZIL, Benedito Rodrigues; QUEIROS, Wellington Pereira de. Uma Leitura Fleckiana das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil. REMATEC, Belém, v. 19, n. 47, p. e2024011, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024011.id522. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/522. Acesso em: 17 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos