Inovação pedagógica sob a perspectiva dos estilos de aprendizagem: uma revisão sistemática de literatura
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023011.id469Palavras-chave:
Inovação Pedagógica; Criatividade; Perfis de Aprendizagem; Mudança de postura; Revisão Sistemática de LiteraturaResumo
O objetivo da pesquisa é analisar o uso dos perfis de aprendizagem, a partir de ações e estratégias, como ferramenta auxiliar para os processos de ensino e aprendizagem como instrumento de inovação pedagógica. A estratégia exploratória de pesquisa lançou mão e uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) entre o período de 2018 a 2022, utilizando os bancos de dados Google Acadêmico e Periódicos da Capes. Buscou-se analisar os artigos e publicações que tratavam da inovação pedagógica, criatividade e os perfis de aprendizagem, com vista a obtenção de pesquisas relacionadas indicativas a mudança de postura docente. Foram encontrados nove trabalhos que atenderam as categorias estabelecidas. O estudo demonstrou que o professor inovador que utiliza os estilos de aprendizagem, auxilia na compreensão dos conteúdos e nas atividades pelos alunos, favorecendo uma aprendizagem de qualidade
Downloads
Métricas
Referências
BARBOSA, J. G.; LOPES, C. E. Insubordinação criativa como parte do legado científico de Beatriz Silva D’Ambrosio. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 5, n. 13, p. 261-276, 28 jun. 2020 DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p261-276
BENTO, C. M. C., MARTINS, A. M. G. S. Aula passeio e vivência ativa e significativa do ensino-aprendizagem: um estudo de caso. Metodologias ativas: inovação necessária. In: SANTOS. Patrícia Vieira Santos (org). Metodologias ativas: modismo ou inovação? Quirinópolis, GO: Editora IGM, 2021. 362 p.: il.; 23 cm.
BORDIGNON, L. H. C.; TREVISOL, M. T. C. Ensino, aprendizagem, práticas pedagógicas e inovação educacional: tecendo diálogos. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 27, p. 1–15, 2022. https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5389 DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5389
BORGES NETO, H. LIMA, I. P. SANTOS, M. J. C. A Sequência Fedathi: Concepções e Princípios para uso no Ensino de Matemática. Montevideo, Uruguai: VII Congresso Ibero- Americano de Educação Matemática, 2013.
CARBONARI, P. C. A formação do sujeito de direitos humanos pela educação: bases ético-filosóficas da educação em direitos humanos. Conjectura: Filos. Educ., v.20, n. especial, p. 14- 38, Caxias do Sul, 2015.
CARVALHO, D. G. F. de; SILVA, A. G. L. da; BARROS E SÁ, G. C. .; LIMA, N. C. de A.; NASCIMENTO, S. M. Uma revisão sistemática da literatura sobre a classificação de estilos de aprendizagem utilizando técnicas inteligentes. Conjecturas, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 1631–1645, 2022. DOI: 10.53660/CONJ-625-505. Disponível em: http://conjecturas.org/index.php/edicoes/article/vie DOI: https://doi.org/10.53660/CONJ-625-505
COUTINHO, C. As tecnologias, a metodologia ativa e a educação brasileira. Metodologias ativas: inovação necessária. In: SANTOS. Patrícia Vieira Santos (org). Metodologias ativas: modismo ou inovação? Quirinópolis, GO: Editora IGM, 2021. 362 p.: il. ; 23 cm.
D‘AMBROSIO, U. A Educação Matemática e o Estado do Mundo: desafios. Em Aberto, Brasília, v. 27, n. 91, p. 157-169, jan./jun. 2014.
D’AMBROSIO, U.; D'AMBROSIO, B. The role of ethnomathematics in curricular leadership in mathematics education. Journal of Mathematics Education at Teachers College, New York/NY, v.4, n. 1, p.10-16, (Primavera - Verão). 2013.
D’AMBROSIO, B. S.; LOPES, C. E. Insubordinação Criativa: um convite à reinvenção do educador matemático. Bolema, Rio Claro, v. 29, n. 51, p. 1-17, 2015. Disponível DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v29n51a01
em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_ arttext&pid=S0103-636X2015000100002 &lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 6 out. 2020.
DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. 6. Ed. São Paulo, Cortez, 1999.
DEMO, P. Sociologia da educação: sociedade e suas oportunidade. Brasília, DF: Plano, 2004.
DEWEY, J. Vida e Educação. São Paulo: Nacional. 1950
DYBÅ, T.; DINGSØYR, T. Empirical studies of agile software development: A systematic review. Information and software technology, Elsevier, v. 50, n. 9, p. 833–859, 2008. DOI: https://doi.org/10.1016/j.infsof.2008.01.006
ELIAS, A. P. de A. J.; ZOPPO, B. M.; KALINKE, M. A. Práticas inovadoras no trabalho com a disciplina de Matemática no Ensino Fundamental I: uma revisão sistemática. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 32, n. 2, 2020. DOI: 10.22456/2595-4377.97608. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/97608. Acesso em: 14 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.22456/2595-4377.97608
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 2ed. Campinas: Autores Associados, 2009. 240 p.
FLEMING, N. D. Teaching and learning styles: VARK strategies. Christchurch, New Zealand: N. D. Fleming, 2001.
FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação. Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3. ed. São Paulo: Moraes, 1980.
GARCÍA, J.; HERNANDEZ, A. Active methodologies in a queueing systems course for telecommunication engineering studies. IEEE Transactions on Education, London, v. 53, n. 3, p. 405-412, 2010. DOI: https://doi.org/10.1109/TE.2009.2026365
HERNÁNDEZ, F.; VENTURA M. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre: Artmed, 5 ed. 1998. 195 p.
HORTA, M. H., SIMONOT, C., RODRIGUES, S., GAMBOA, V., MARTINS, C., & FIGUEIREDO, M. (2019). Promoção de inovação pedagógica em contexto escolar: Quais as motivações, expectativas e desafios percecionados pelos docentes?. RevistaMultidisciplinar, 1(1), 77–87. https://doi.org/10.23882/MJ1910 DOI: https://doi.org/10.23882/MJ1910
IKESHOJI, E. A. B.; TERÇARIOL, A. A. de L. Estilos de Aprendizagem: evidências a partir de uma revisão sistemática da literatura. Revista Diálogo Educacional, [S. l.], v. 20, n. 64, 2020. DOI: 10.7213/1981-416X.20.064.DS02. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/25990. Acesso em: 3 out. 2022. DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.064.DS02
KITCHENHAM, B. (2004) “Procedures for Performing Systematic Reviews”, Technical Report TR/SE-0401. Department of Computer Science, Keele University and National ICT. Australia.
PISCHETOLA, M.; MIRANDA, L. T. Metodologias ativas: uma solução simples para um problema complexo? Revista Educação e Cultura Contemporânea. 16, (43), 2019. http://dx.doi.org/ 10.5935/2238-1279.20190003 DOI: https://doi.org/10.5935/2238-1279.20190003
PURIFICAÇÃO, M. M. Desafios e perspectivas da pesquisa em educação matemática, em contexto de formação inicial de professores pedagogo. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 9, p. 16675-16688, 2019. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-205
LOPES, A. R.; MAGALHÃES, C. P.; CERQUEIRA, G. S. Aprendizagem baseada em problema em tempos de pandemis de covid-19: inovação ou modismo? In: SANTOS. Patrícia Vieira Santos (org). Metodologias ativas: modismo ou inovação? Quirinópolis, GO: Editora IGM, 2021. 362 p.: il. ; 23 cm
MIRANDA, C. de S., MIRANDA, R. Á. de M.; MARIANO, A. S. Estilos de aprendizagem e sua inter-relação com as técnicas de ensino: uma avaliação com o modelo Vark no curso de ciências contábeis de uma IES no interior paulista. Anais do Congresso da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, Gramado/RS, Brasil. (2007)
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa; amostragens e técnicas de pesquisa; elaboração, análise e interpretação de dados. In: Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa; amostragens e técnicas de pesquisa; elaboração, análise e interpretação de dados. 2012. p. 277-277.
MARQUES, H. R. et al. Inovação no ensino: uma revisão sistemática das metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 26, p. 718-741, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/s1414-40772021000300005
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2007
MORAN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. In Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Coleção Mídias Contemporâneas. 2015 Disponível em http://www2.eca.usp.br/moran/wpcontent/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf
MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In. MORAN, José. Blog: Educação Transformadora. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/?page_id=29. Acesso em: 13 dez. 2022
MCCARTHY, M. Experiential learning theory: From theory to practice. Journal of Business & Economics Research (Online), 14(3), 91-131. 2016 DOI: https://doi.org/10.19030/jber.v14i3.9749
NOVAK, J. D.; GOWIN, D. B. Aprender a aprender. 2. ed. Lisboa: Plátano Edições Técnicas. 1999.
NÓVOA. A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa – Instituto de Educação, 2009.
OTA, M. A.; JÚNIOR, C. F. A.; BARROS, D. Estilos de aprendizagem em ambientes virtuais: cenários de investigação na educação superior. Educação, Formação & Tecnologias-ISSN 1646-933X, v. 10, n. 1, p. 47-58, 2017.
REYES, E.; GÁLVEZ, J. C. Introduction of innovations into the traditional teaching of construction and building materials. Journal of Professional Issues in Engineering Education and Practice, Reston, v. 137, n. 1, p. 28-37, 2010. DOI: https://doi.org/10.1061/(ASCE)EI.1943-5541.0000033
ROGERS, C. Liberdade para Aprender. Belo Horizonte:Ed.Interlivros, 1973.
SANTOS, P. V. Metodologias ativas: estratégias pedagógicas para graduação pública tecnológica: o caso da Fatec Ipiranga em São Paulo. Dissertação (Mestrado). São Paulo, Universidade Santo Amaro, 2020.
SILVA RV, SÁ ARR, SANTOS CCd, SILVA, C D, FERNANDES JdSG. Metodologias Ativas no Ensino Básico: uma análise de relatos de práticas pedagógicas. SciELO Preprints; 2021. DOI: 10.1590/scielopreprints.2727 DOI: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.2727
SILVEIRA, T. C.; LOPES, C. E. Os caminhos da Insubordinação Criativa: um breve debate teórico. Research, Society and Development, v. 10, n. 16, p. e398101623908- e398101623908, 2021. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i16.23908
VASCONCELLOS, M.; MACIEL, S. Por uma outra escola: provocações à didática e ao conceito de inovação pedagógica. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. esp.1, p. 743–765, 2019. DOI: 10.22633/rpge.v23iesp.1.13006. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13006. Acesso em: 14 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v23iesp.1.13006
WELTER, R. B.; FOLETTO, D. S.; BORTOLUZZI, V. I. Metodologias ativas: uma possibilidade para o multiletramento dos estudantes. Research, Society and Development, v. 9, n. 2, p. 102, 2020 DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i1.1664
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 1252
- PDF downloads: 901