A presença das práticas socioculturais na Matemática abordada nas escolas paroquiais luteranas do Rio Grande do Sul

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe2023004.id543

Palavras-chave:

Matemática, Escolas Paroquiais Luteranas Gaúchas, Ensino, Práticas Socioculturais

Resumo

O artigo aborda a influência das práticas socioculturais no ensino de Matemática nas escolas paroquiais luteranas do Rio Grande do Sul, na primeira metade do século XX. Possui aporte metodológico na história cultural. Sua principal fonte documental é o periódico pedagógico Unsere Schule, editado pela Igreja Evangélica Luterana do Brasil, na década de 1930. A discussão é realizada por meio de uma contextualização das escolas paroquiais luteranas no estado gaúcho e de uma analogia entre o método egípcio para cálculo de área de terras, o processo de cubação da terra usado em zonas rurais brasileiras e a geometria praticada nas regiões coloniais em que as escolas paroquiais luteranas estavam inseridas. Observou-se que as práticas socioculturais foram mobilizadas para a sala de aula de modo eficaz e decisivo na formação educacional dos futuros colonos, com abordagem de atividades relacionadas à agricultura e à economia, evidenciando-se suas influências no ensino de Matemática.

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Biografia do Autor

Malcus Cassiano Kuhn, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul Câmpus Lajeado

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA. Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul Câmpus Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil. Endereço para correspondência: Localidade de São João, Interior, Bom Retiro do Sul/RS, CEP: 95870-000.

Arno Bayer, Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Salamanca – Espanha. Pesquisador do PPGECIM da ULBRA, Rio Grande do Sul, Brasil. Endereço para correspondência: Av. Farroupilha, nº 8001, prédio 14, Bairro São José, Canoas/RS, CEP: 92425-900.

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Acesso em: 26 ago. 2023.

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Publicado

2023-09-23
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Como Citar

KUHN, Malcus Cassiano; BAYER, Arno. A presença das práticas socioculturais na Matemática abordada nas escolas paroquiais luteranas do Rio Grande do Sul. REMATEC, [s. l.], v. 18, n. 45, p. e2023004, 2023. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe2023004.id543. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/543. Acesso em: 28 abr. 2024.