A presença das práticas socioculturais na Matemática abordada nas escolas paroquiais luteranas do Rio Grande do Sul
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe2023004.id543Palavras-chave:
Matemática, Escolas Paroquiais Luteranas Gaúchas, Ensino, Práticas SocioculturaisResumo
O artigo aborda a influência das práticas socioculturais no ensino de Matemática nas escolas paroquiais luteranas do Rio Grande do Sul, na primeira metade do século XX. Possui aporte metodológico na história cultural. Sua principal fonte documental é o periódico pedagógico Unsere Schule, editado pela Igreja Evangélica Luterana do Brasil, na década de 1930. A discussão é realizada por meio de uma contextualização das escolas paroquiais luteranas no estado gaúcho e de uma analogia entre o método egípcio para cálculo de área de terras, o processo de cubação da terra usado em zonas rurais brasileiras e a geometria praticada nas regiões coloniais em que as escolas paroquiais luteranas estavam inseridas. Observou-se que as práticas socioculturais foram mobilizadas para a sala de aula de modo eficaz e decisivo na formação educacional dos futuros colonos, com abordagem de atividades relacionadas à agricultura e à economia, evidenciando-se suas influências no ensino de Matemática.
Downloads
Métricas
Referências
BOYER, C. B. História da Matemática. São Paulo: Edgard Blücher, 1997.
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares - reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 2, p. 177-229, 1990.
JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas/SP, n. 1, p. 9-43, jan./jun. 2001.
KNIJNIK, G. Exclusão e resistência: educação matemática e legitimidade cultural. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
KREUTZ, L. Material didático e currículo na escola teuto-brasileira. São Leopoldo: Unisinos, 1994.
KUHN, M. C. O ensino da matemática nas escolas evangélicas luteranas do Rio Grande do Sul durante a primeira metade do século XX. 2015. 466 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Canoas/RS, 2015. Disponível em: https://www.ppgecim.ulbra.br/teses/index.php/ppgecim/article/view/237
Acesso em: 26 ago. 2023.
RAMBO, A. B. A Escola comunitária teuto-brasileira católica. São Leopoldo: Unisinos, 1994.
SÉRIE CONCÓRDIA: Segunda Aritmética. Porto Alegre: Casa Publicadora Concórdia, 1948.
UNSERE SCHULE. Porto Alegre: Casa Publicadora Concórdia, 1933-1935.
WARTH, C. H. Crônicas da Igreja: Fatos Históricos da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (1900 a 1974). Porto Alegre: Concórdia, 1979.
WEIDUSCHADT, P. O Sínodo de Missouri e a educação pomerana em Pelotas e São Lourenço do Sul nas primeiras décadas do século XX: identidade e cultura escolar. 2007. 255 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas/RS, 2007. Disponível em: https://www.guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7625.
Acesso em: 26 ago. 2023.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 180
- PDF downloads: 126