Saberes interculturais de professores indígenas na construção de conceitos matemáticos
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe2023014.id552Palavras-chave:
Formação de Professores, Estágio Supervisionado, Prática PedagógicaResumo
Este artigo é um recorte da pesquisa doutoral intitulada Saberes Interculturais na formação de Professores Indígenas que ensinam matemática – uma experiência de partilha no estágio supervisionado. Por tratar do Estágio Supervisionado na Formação de Professores, seu objetivo buscou analisar a prática pedagógica de professores indígenas que ensinam matemáticas em escolas indígenas de suas aldeias, gerando ações e reflexões sobre o papel da escola na defesa da cultura, do território e dos direitos, promovendo autonomia intelectual e profissional. Tem ainda relevância social pelo protagonismo de suas práticas socioculturais e sua formação em serviço. Considerando a Etnomatemática como base para o ensino de suas práticas transmitidas, ensinadas, aperfeiçoadas e refletidas por um sistema educacional não formal, no qual os resultados do acúmulo de conhecimento e experiências de gerações, compreende os múltiplos sentidos que possibilitam o discurso sobre a educação intercultural, específica e diferenciada para os povos indígenas que ensinam matemática na contemporaneidade.
Downloads
Métricas
Referências
ACOSTA, Alberto. O bem viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos Tradução de Tadeu Breda. São Paulo: Autonomia Literária; Elefante, 2016.
AGUIAR, Paula Alves de. Estágio Supervisionado na Formação Docente: Experiências e Práticas do IFSC-SJ. Organização: Paula Alves de Aguiar et. al. Florianópolis: Publicação do IFSC, 2019.
ALMEIDA, Maria da Conceição de. Complexidade, saberes científicos, saberes da tradição. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2010 (Coleção Contextos da Ciência).
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CANDAU, Vera M. F. Educação intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2014.
COSTA, R. P.; OLIVEIRA, C. C. Etnomatemática e formação inicial de professores que ensinam Matemática: um olhar sobre a produção científica no Brasil. Revista Hipatia. v. 4, n. 1, p. 143-152, jun. 2019.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. 23. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012 (Coleção Perspectivas em Educação Matemática).
D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
DOMITE, Maria do Carmo. Quando a matemática entra em ação. Edição especial Scientific American Brasil, número 11, p. 80-84, 2005.
DOS SANTOS, L. T. M; DONIZETI, A. Educação Escolar Indígena, matemática e cultura: a abordagem etnomatemática. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, v. 4, n. 1, 2011, p. 21-39.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GERDES, Paulus. Sobre a produção de conhecimentos matemáticos em países da África central e austral. In: FERREIRA, Mariana Kawall Leal (Org.) Ideias matemáticas de povos culturalmente distintos. São Paulo: Global, 2002.
MAHER, Terezinha Machado. Formação de Professores Indígenas: uma discussão introdutória. In: GRUPIONI, Luís Donizeti Benzi (Org.). Formação de professores indígenas: repensando trajetórias, Brasília: MEC/SECAD, 2006, p. 11-37.
MATTOS, José Roberto Linhares de; MATTOS, Sandra Maria Nascimento de (Org.). Etnomatemática e Práticas Docentes Indígenas. Jundiaí: Paco Editorial, 2018.
MELO, Elisângela Aparecida Pereira de; BACURY, Gerson Ribeiro (Org.). Diversidade Sociocultural Indígena: novos olhares para a pesquisa, o ensino e a Formação de Professores que ensinam Matemáticas. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2018.
ROSA, Milton; OREY, Daniel Clark. Etnomodelagem: a arte de traduzir práticas matemáticas locais. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2017.
WALSH, Catherine. Interculturalidad crítica y educacion intercultural. In: VIANA, Jorge; TAPIA, Luis; WALSH, Catherine. Construyendo interculturalid crítica. La Paz: III – CAB, 2010, p. 75-96.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 323
- PDF downloads: 184