Influência da Idade e do Tempo Fora da Escola na Quantidade de Soluções Apresentadas em Criatividade Matemática
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024008.id556Palavras-chave:
Criatividade Matemática, Resolução de problemas, Educação de Jovens e Adultos, Características sociodemográficas, DivisãoResumo
O estudo explorou a correlação entre a idade dos estudantes e o tempo fora da escola com a quantidade de soluções apresentadas para um problema de criatividade em Matemática. A pesquisa, que teve caráter descritivo e analítico, envolveu 21 estudantes de Educação de Jovens e Adultos. Fator como sexo, idade e o tempo fora da escola foram considerados na análise de soluções. Para a análise estatística, foi utilizado o teste U de Mann-Whitney e a correlação linear de Spearman. O estudo concluiu que cada aumento de 7,5 anos na idade ou 5,5 anos a mais fora da escola de um indivíduo corresponde a uma resposta a menos no problema de Matemática.
Downloads
Métricas
Referências
APPOLINÁRIO, Fabio. Metodologia da ciência: filosofia e prática da pesquisa. 2ª ed. São Paulo. Cengage Learning, 2012.
BASEGIO, Leandro Luiz. Educação de Jovens e Adultos: problemas e soluções. Curitiba: InterSaberes, 2012.
BIANCHESSI, Cleber. Cidades educadoras: conceitos e perspectivas. Curitiba: Contentus, 2020.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 2020. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 28 maio. 2022.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. 4ª Ed. – Brasília, DF: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental Proposta Curricular para a educação de jovens e adultos: segundo segmento do ensino fundamental: 5ª a 8ª série: introdução. Secretaria de Educação Fundamental, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja/propostacurricular/segundosegmento/vol3matematica.pdf. Acesso em: 8 jun. 2023.
BRASIL. Resolução nº 1 que institui as diretrizes operacionais para a educação de Jovens e Adultos nos aspectos do PNA, BNCC e Educação de Jovens e Adultos a Distância. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/media/acesso_informacacao/pdf/DiretrizesEJA.pdf. Acesso em: 28 maio 2023.
DIM, Cleyton Aparecido; ROCHA, Francisco Edson Lopes. APIN: Uma Ferramenta Para Aprendizagem de Lógicas e Estímulo do Raciocínio e da Habilidade de Resolução de Problemas em um Contexto Computacional no Ensino Médio. 2011. Disponível em: http://www2.sbc.org.br/csbc2011/anais/eventos/contents/WEI/Wei_Secao_6_Artigo_2_Dim.pdf. Acesso em: 19 set. 2023.
FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 2ª Ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 29ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido: saberes necessários à prática educativa. 15ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
GONTIJO, Cleyton Hércules. Criatividade em matemática: conceitos, metodologias e avaliação. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2019. DOI: https://doi.org/10.26512/9788523010195
HEIN, Ana Catarina Angeloni. Educação de Jovens e Adultos. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2017.
MIRANDA, Simão de. Estratégias Didáticas Para Aulas Criativas. Campinas: Papirus, 2020.
MORAES, Mana Cândida. Transdisciplinaridade, Criatividade e Educação: fundamentos ontológicos e epistemológicos. Campinas: Papirus, 2016.
MOREIRA, Marco Antônio. Metodologias de pesquisa em ensino. 1ª Ed. Livraria da Física: São Paulo. 2011.
MOURA, Eduardo Junio Santos. Iniciação à docência como política de formação de professores. 2013. 161f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade de Brasília, Brasília, 2013. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/15025. Acesso em: 15 set. 2023.
PAIVA, Ana Maria Severiano de; SÁ, Ilydio Pereira de. Raciocínio lógico e resolução de problemas: contribuições para a práxis pedagógica. Revista Práticas em Educação Básica, v. 1, 2016. Disponível em: https://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/peb/article/view/698. Acesso em: 10 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.33025/ceb.v2i2.1615
ROCHA, Karine Nalevaiko. Inteligência, Afetividade e Criatividade. Curitiba: Contentus, 2020.
SOARES, Leôncio. Educação de Jovens e Adultos: o que revelam as pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2020.
TIBEAU, Cynthia C. Pasqua M. Didática com Criatividade: uma abordagem na educação física. São Paulo: Ícone, 2011.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 208
- PDF downloads: 109