Etnomatemática e Modelagem na gramatura de tecido como tema gerador na Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024003.id561

Palavras-chave:

Etnomatemática, Etnomodelagem, Temas geradores, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

Os resultados e discussões expostos no presente trabalho é um recorte de uma pesquisa a nível de mestrado, que teve na gramatura de tecidos a âncora para relacionar a matemática escolar com temas geradores oriundos do cotidiano de um grupo de alunos que compunham uma turma de EJA fase 4 (oitavos e nonos anos) que possuem a confecção de roupas como principal atividade profissional, sendo as atividades norteadas por um bloco de exercícios disponível em Lima (2019). Assim, o trabalho em tela visa refletir sobre as potencialidades detectadas em tal conexão. Como unidades de análise nos apropriamos dos constructos presentes na pedagogia freireana, bem como nos constructos da modelagem matemática e da etnomatemática d’ambrosiana. Os resultados mostraram que ao relacionar a etnomatemática da gramatura de tecidos com a matemática escolar, os alunos construíram significados matemáticos a partir do diálogo, cooperação e problematização da sua realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gilmar Bezerra de Lima, Universidade Estadual da Paraíba

Possui graduação em ciências com habilitação em matemática pela Faculdade de Formação de Professores de Belo Jardim- FABEJA (2006); Especialização lato senso no Ensino de Matemática pela Fundação Universitária de Jaboatão dos Guararapes- FUNIJ (2008); Mestrado profissional no Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba- UEPB (2019). Atualmente é professor efetivo da rede municipal de ensino em Santa Cruz do Capibaribe ?PE e Brejo da Madre de Deus ? PE. Possui experiência também na rede particular de ensino. É membro do grupo de pesquisa Ensino de Ciências vinculado à Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Aníbal de Menezes Maciel, Universidade Estadual da Paraíba

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal de Campina Grande (1987), em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (1989) e em Bacharelado em Estatísca pela Universidade Estadual da Paraíba (1993); especialização em Educação pela Universidade Federal de Campina Grande (1991); mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2015). Atualmente é professor doutor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia, ensino de matemática, educação matemática de jovens e adultos. Ministra disciplinas, tais como: Laboratório de Matemática, Práticas de Ensino em Matemática; Metodologia da Pesquisa em Matemática e Estágio Supervisionado. Vinculado ao Programa de Pós-Graduação no Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGCEM) da Universidade Estadual da paraíba (UEPB).

Referências

ALVES, E.R. Etnomatemática multiculturalismo em sala de aula: a atividade profissional como prática educativa. São Paulo: Porto de Ideias, 2010.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. 1. ed. 3. Reimp. São Paulo: Edições 70, 2016.

BASSANEZI, R. C. Modelagem matemática: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2015.

BIEMBENGUT, M. S; HEIN. N. Modelagem matemática no ensino. 5. ed. 5ª reimp. São Paulo: Contexto, 2018.

BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Senado Federal, coordenação de edições técnicas, 2017. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf. Acesso em 22 de junho de 2023.

BRANDÃO, C. R. O que é método Paulo Freire. 1. ed. 28ª reimpr. São Paulo: Brasiliense, 2006. (Coleção primeiros passos; 38).

COSTA, M. A. F. da; COSTA, M. F. B. da. Projeto de pesquisa: entenda e faça. Petrópolis – RJ: Vozes, 2011.

CUNHA, C. M. da. O saber matemático: informalidade e processos formais. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. Salto para o futuro: Educação de Jovens e Adultos, Brasília, DF, p.63-68. v.10, 112, 1999. (Série de Estudos Educação a Distância).

D’AMBRÓSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 5. ed. 3. reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018. (Coleção Tendências em Educação Matemática).

FONSECA, M. C. R. R.Educação matemática de jovens e adultos: especificidade, desafios e contribuições. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012. (Coleção Tendências em Educação Matemática).

FRANCO, M. L. P. Análise de conteúdo. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2018

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes Necessários à prática Educativa. 57. ed. Rio de Janeiro / São Paulo: Paz e Terra, 2018.

FREIRE, P. (2005). Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GIARDINETTO, J. R. B. Matemática escolar e matemática da vida cotidiana. Campinas: Editores Associados, 1999. (Coleção polêmicas do nosso tempo; v.65).

JARDILINO, J. R. L; ARAÚJO, R. M. B. de. Educação de jovens e adultos: sujeitos, saberes e práticas. 1. Ed. São Paulo: Cortez, 2014. (Coleção docência em formação: Educação de Jovens e Adultos).

KAUARK, F. S; MANHÃES, F. C; SOUZA, C. H. M. Metodologia da pesquisa: um guia prático. Itabuna: Via Litterarum, 2010.

KNIJNIK, G. et al. Etnomatemática em movimento. 2. Ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora., 2013. (Coleção Tendências em Educação Matemática).

LANKSHEAR, C. & KNOBEL, M. Pesquisa pedagógica: do projeto à implementação. Tradução de Magda França Lopes. Porto Alegre: Artmed, 2008.

LEMOS, M. E. P de. Proposta curricular. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. Salto para o futuro: Educação de Jovens e Adultos, Brasília, DF. v.10 p.19-27, 1999. (Série de Estudos Educação a Distância).

Lima, G. B. de. A Matemática aplicada na confecção de roupas: Perspectivas e possibilidades do uso na Educação de Jovens e Adultos. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. Recuperado de http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3613. Acesso em 26 de junho de 2023.

MADRUGA, Z. E. F. Modelagem e etnomatemática: Possibilidades de aplicação nos anos iniciai do ensino fundamental. In: Anais do IV Colóquio Internacional de Educação, 4, 2014, Joaçaba – SC, 2014. https://www.researchgate.net/publication/312576472_MODELAGEM_E_ETNOMATEMATICA_POSSIBILIDADES_DE_APLICACAO_NOS_ANOS_INICIAIS_DO_ENSINO_FUNDAMENTAL. Acesso em: 23 de maio de 2019.

MEYER, J. F. C. A.; CALDEIRA, A. D. & MALHEIROS, A. P. S. Modelagem em educação matemática. 3. ed. 2. reimp. Autêntica Editora., 2014. (Coleção Tendências em Educação Matemática).

MONTEIRO, A.; POMPEU JUNIOR, G. A. Matemática e os temas transversais. São Paulo: Editora Moderna LTDA, 2001.

PAIS, L. C. Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.

RADFORD, L. Cognição matemática: história, antropologia e epistemologia. Traduzido por Bernadete Morey e Iran Mendes. São Paulo: Editora livraria da Física, 2011.

ROSA, M., OREY, D. C. Etnomodelagem. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.

SILVEIRA, E. & CALDEIRA, A. D. Modelagem na sala de sula: resistências e obstáculos. Bolema, v. 26, n. 43, p.1021 – 1047, ago. 2012. Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/6897. Acesso em: 10 de julho de 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-636X2012000300012

Downloads

Publicado

2024-02-23
Métricas
  • Visualizações do Artigo 84
  • PDF downloads: 63

Como Citar

LIMA, Gilmar Bezerra de; MACIEL, Aníbal de Menezes. Etnomatemática e Modelagem na gramatura de tecido como tema gerador na Educação de Jovens e Adultos. REMATEC, [s. l.], v. 19, n. 47, p. e2024003, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024003.id561. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/561. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos