Análise dos Planos de Estudos Tutorados de Álgebra para o 5º ano do Ensino Fundamental
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024015.id573Palavras-chave:
Álgebra, Plano de Estudos Tutorados, Anos iniciaisResumo
O ensino de álgebra é fundamental para o desenvolvimento dos estudantes e, por isso, precisa ser explorado desde os primeiros anos de escolarização. Tem-se como questão de pesquisa, nesta investigação: Qual é a proposta de trabalho com a álgebra presente nos Planos de Estudos Tutorados (PET) do 5º ano do Ensino Fundamental? Com isso, o objetivo foi identificar quais conteúdos da disciplina são abordados nos PET destinados a esse ano de escolaridade, na modalidade regular de ensino. Para tanto, este estudo embasou-se metodologicamente na análise documental, para tecer considerações relacionadas aos materiais disponibilizados pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), para o ano de 2020. A partir das observações, verificou-se que as questões exploradas se voltaram para o trabalho com a resolução de problemas, com a introdução das primeiras noções de equação e com o estabelecimento de relações entre as operações, conduzindo ao desenvolvimento do pensamento algébrico.
Downloads
Métricas
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): educação é a base. Brasília, DF: MEC/CONSED/UNDIME, 2017.
BRASIL. União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/MG). Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). Currículo Referência de Minas Gerais. Belo Horizonte, p. 1-918, 2018
CALADO, Sílvia Dos Santos; FERREIRA, Sílvia Cristina Dos Reis. Análise de Documentos: método de recolha e análise de dados. 2004/2005. Disponível em: Acesso em: 04 ago. 2020.
CARRAHER, David W.; SCHLIEMANN, Analúcia D.; SCHWARTZ, Judah L.. Early Algebra Is Not the Same as Algebra Early. In: KAPUT, James J.; CARRAHER, David W.; BLANTON, Maria L. (ed.). Algebra in the Early Grades. Nova York: Taylor & Francis Group, 2017. p. 5-18. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315097435-12
FREIRE, Raquel Santiago. Desenvolvimento de conceitos algébricos por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.
GHELLI, Kelma Gomes Mendonça; SANTOS, Anderson Oramisio; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de. Investigações Matemáticas: fundamentos teóricos para aprendizagem matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. In: ENCONTRO DE PESQUISA E EDUCAÇÃO, 8., 2015, Uberaba. Anais [...] . Uberaba: Uniube, 2015. p. 1-19.
KAPUT, James J.. What Is Algebra? What Is Algebraic Reasoning? In: KAPUT, James J.; CARRAHER, David W.; BLANTON, Maria L. (ed.). Algebra in the Early Grades. Nova York: Taylor & Francis Group, 2007. p. 5-17. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315097435-2
LUNA, Ana Virginia de Almeida; SOUZA, Elizabeth Gomes; MENDUNI-BORTOLOTI, Roberta D'Angela. Um zoom nas produções discursivas em tarefas de Early Algebra de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Espaço Plural, Marechal Cândido Rondon, v. 36, n. 18, p. 41-72, jan/jun. 2017.
MINAS GERAIS. Governo do Estado de Minas Gerais. Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Estude em casa. 2020. Disponível em: <https://estudeemcasa.educacao.mg. gov.br/pets>. Acesso em: 01 ago. 2020.
PRESTES, Diego Barboza; GERMANO, Mara Aparecida Pedrini; FERREIRA, Márcia Praisler Pereira. Tarefas da early algebra realizadas por estudantes do Ensino Fundamental I. In: ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12., 2014, Campo Mourão. Anais [...]. Campo Mourão: Sbem-Paraná, 2014. Disponível em: http://sbemparana.com.br/arquivos/anais/epremxii/index.htm. Acesso em: 31 mar. 2020.
SILVA, Daniele Peres da; SAVIOLI, Angela Marta Pereira das Dores; PASSOS, Marinez Meneghello. Caracterizações do pensamento algébrico manifestadas por estudantes em uma tarefa da Early Algebra. Revista Brasileira de Ensino de Ciência & Tecnologia, Curitiba, v. 8, n. 3, p. 104-135, set. 2015. DOI: https://doi.org/10.3895/rbect.v8n3.1340
SILVA, João Alberto da; JELINEK, Karin Ritter; BECK, Vinicius Carvalho; MIRANDA, Pamela; FONSECA, Willian. Estratégias e procedimentos de crianças do ciclo de alfabetização frente à situações-problema que envolvem multiplicação e divisão. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 17, n. 4, p. 740-766, 2015.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 258
- PDF downloads: 116