Análise dos Planos de Estudos Tutorados de Álgebra para o 5º ano do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024015.id573

Palavras-chave:

Álgebra, Plano de Estudos Tutorados, Anos iniciais

Resumo

O ensino de álgebra é fundamental para o desenvolvimento dos estudantes e, por isso, precisa ser explorado desde os primeiros anos de escolarização. Tem-se como questão de pesquisa, nesta investigação: Qual é a proposta de trabalho com a álgebra presente nos Planos de Estudos Tutorados (PET) do 5º ano do Ensino Fundamental? Com isso, o objetivo foi identificar quais conteúdos da disciplina são abordados nos PET destinados a esse ano de escolaridade, na modalidade regular de ensino. Para tanto, este estudo embasou-se metodologicamente na análise documental, para tecer considerações relacionadas aos materiais disponibilizados pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), para o ano de 2020. A partir das observações, verificou-se que as questões exploradas se voltaram para o trabalho com a resolução de problemas, com a introdução das primeiras noções de equação e com o estabelecimento de relações entre as operações, conduzindo ao desenvolvimento do pensamento algébrico.

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Biografia do Autor

Ana Lucia do Carmo Narciso, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade Carangola. Mestrado em Educação Matemática pelo Programa de Pós Graduação em Educação Matemática (PPGEM), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialização em Metodologia do Ensino de Matemática, pela Faculdade de Ciências da Bahia (FACIBA). Especialização em Matemática, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialização em Currículo e prática docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Cursa Especialização em Ciências, sua Tecnologias e o Mundo do Trabalho, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) Cursa Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GREPEM), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Reginaldo Fernando Carneiro, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui Licenciatura em Matemática, mestrado em Educação e doutorado em Educação na linha de pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Foi professor de matemática da rede pública de ensino e tutor virtual do curso a distância de Pedagogia da UAB-UFSCar. Atualmente é docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e dos Programa de Pós-Graduação em Educação e em Educação Matemática. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GREPEM) da UFJF. Foi vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática no período de 2016-2019. Foi membro da Diretoria Nacional Executiva da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) gestão 2016-2019. Atualmente é da comissão editorial da Revista Brasileira de Educação da ANPED, da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, RBEP, e editor chefe da Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática - RIDEMA. Coordenador do GT19 - Educação Matemática da ANPED no período 2021-2023. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem da matemática, formação de professores, educação a distância, tecnologias da informação e comunicação, matemática e literatura infantil. Bolsista de Produtividade em Pesquisa - CNPq. 

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Publicado

2024-05-29
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Como Citar

NARCISO, Ana Lucia do Carmo; CARNEIRO, Reginaldo Fernando. Análise dos Planos de Estudos Tutorados de Álgebra para o 5º ano do Ensino Fundamental. REMATEC, Belém, v. 19, n. 47, p. e2024015, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024015.id573. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/573. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos