Proposta para formação crítica do professor de matemática: princípios a partir do movimento CTSA e da Educação Matemática Crítica
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024016.id574Palavras-chave:
Formação docente, Licenciatura, Matemática Crítica, CTS, MatemáticaResumo
O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta te´órica para fundamentar práticas e pesquisas sobre formação de professores de matema´tica. Tal proposta está apoiada em teórias críticas da sociedade, em especial a Escola de Frankfurt. Nesse sentido, uma revisão bibliográfica evidenciou lacunas no campo da Educação MatemáticaCrítica que, a nosso ver, poderiam ser superadas a partir de contribuições do campo CTSA. Dessa maneira propomos uma nova perspectiva teórica, que denominamos de MTSA (Matemática, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), a partir da qual esperamos contribuir para que o campo da Educação Matemática fortaleça os caminhos para um agir docente no mundo de problemas plurais e complexos, que permitam a análise e tomada de decisão em questões de caráter sociocientífico. Os autores compreendem como viável pensar príncipios para formação docente onde o enfoque CTSA/MTSA sejam evidenciados na direção da sustentabilidade social.
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