Desempenho de estudantes em uma sequência de ensino com o cacau

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024028.id576

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Sequência de Ensino, Teoria da Atividade, Desempenho, Estatística

Resumo

A presente pesquisa, tem como objetivo investigar se o desenvolvimento de uma sequência de ensino interdisciplinar auxilia no desempenho de estudantes do Ensino Médio. O estudo é de caráter qualitativo, tendo como técnica de pesquisa a análise documental. A pesquisa foi realizada em uma turma de 2° ano do ensino médio de um colégio estadual na cidade de Santa Luzia-Bahia. Na turma estudada foi desenvolvida uma sequência de ensino interdisciplinar seguindo as fases Ciclo Investigativo, tendo como aporte teórico a Teoria da Atividade, durante o período letivo de 2022. Para coletar os dados foram utilizados três instrumentos: os diários de campo produzidos pelos estudantes, o questionário a posteriori e as pautas de notas de Matemática da turma. Os desempenhos se referem as atividades da I e II unidades que aconteceram segundo o planejamento curricular do professor sem intervenção da pesquisa, e o desempenho da III unidade está atrelado a sequência de ensino desenvolvida. Os resultados apontam que 16 dos 20 discentes que participaram do desenvolvimento da sequência de ensino obtiveram um avanço no desempenho quando comparados na II e III unidades. A partir da análise do questionário a posteriori, foi possível verificar que os conceitos de estatística trabalhados de forma interdisciplinar nas atividades foram mais entendidos pelos discentes.

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Biografia do Autor

Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui graduação em Ciências Matemática pela Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (1991), mestrado em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (2001), doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Pós-doutorado em Didática da Matemática pela Universidade de Lisboa (2017). Atualmente é professora Plena da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Tem experiência na área de Matemática,com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, processos de ensino em matemática, processos de aprendizagem, educação estatística e equidade. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da UESC e professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores (PPG ECFP) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Atua no curso de Licenciatura em Matemática da UESC. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e em Ciências (GPEMEC) e Coordenadora Geral da Rede Educação Matemática Nordeste (REM-NE). Desenvolve pesquisas em escolas públicas com foco no Desenvolvimento Profissional de Professores que ensinam Matemática e na produção de sequências de ensino interdisciplinares com abordagem na equidade para a aprendizagem. Desde 2020 atua como orientadora do Programa de Residência Pedagógica subprojeto da Matemática da UESC.

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Publicado

2024-08-03
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Como Citar

SANTOS SANTANA, José Erliton; RIBEIRO DOS SANTOS SANTANA, Eurivalda. Desempenho de estudantes em uma sequência de ensino com o cacau. REMATEC, Belém, v. 19, n. 47, p. e2024028, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024028.id576. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/576. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos