O papel da intuição no ensino da matemática segundo Felix Klein
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.pe2024001.id586Palavras-chave:
Matemática, Ensino da Matemática, Intuitivo, História da MatemáticaResumo
A intenção deste estudo é problematizar o conceito de intuição na obra Matemática elementar de um ponto de vista superior (1908), de Felix Klein, com o objetivo de compreender o significado do conceito de intuição para o autor e de ressaltar o seu papel no ensino. A metodologia de pesquisa utilizada foi a bibliográfica analítica e a conclusão foi de que Klein trouxe uma nova proposta para o ensino da matemática, que deve ser abordada sob três perspectivas: a perspectiva matemática, que preconiza uma matemática orgânica - sem descontinuidade entre o ensino elementar, médio e superior - e com aplicações; a perspectiva histórica, que sugere o uso do princípio genético; e a perspectiva didática, que recomenda o uso do método intuitivo.
Downloads
Métricas
Referências
Abbagnano, N. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Aristóteles. Ética a Nicômaco. São Paulo: Abril Cultural. Col. Os pensadores, n. 4, 1973.
BALDIN, Y. Y. O projeto Klein de matemática em português: uma ponte entre a matemática avançada e a escola. Cuadernos de Investigación y Formación en Educación Matemática. Ano 8, n. 11, p. 411-419, 2013. Disponível em: https://xiii.ciaem-redumate.org/index.php/xiii_ciaem/xiii_ciaem/paper/viewFile/2872/1175. Acesso em: 4 dez. 2022.
Bishop, A. Elementary Mathematics from advanced standpoint – a cultural perspective on mathematics education. Proceedings of the 13th International Congress on Mathematical Education ICME-13. p. 165-176, 2016. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-62597-3_11
Bruner, J. The relevance of education. New York, NY: Norton & Co., 1971.
CLÍMACO, H.; OTTE, M. Bernard Bolzano: o conceitualismo e a intuição na educação matemática. Revista de Educação Pública [on line] v. 19, p. 165-180, 2010. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/384/352. Acesso em: 10 abr. 2022.
Dicionário da Língua Portuguesa: Larousse Cultural. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1992.
HARTEIS, C. ; KOCH, T. Morgenthaler, B. How intuition contributes to high performance: an educational perspective. US-China Education Review, v.5, n. 1, p. 68-80, 2008. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED502537.pdf. Acesso em: 10 maio 2022.
KLEIN, F. Elementarmathematik vom höheren Standpunkte aus. Leipzig: Teubner, 1908.
KLEIN, F. Elementary Mathematics from an advanced standpoint. New York: Dover, 1945.
KLEIN, F. Matemática Elementar de um ponto de vista superior: Aritmética. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Matemática, 2009.
KLEIN, F. Matemática Elementar de um ponto de vista superior: Álgebra. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Matemática, 2010.
KLEIN, F. Matemática Elementar de um ponto de vista superior: Análise. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Matemática, 2011.
KLEIN, F. Matemática Elementar de um ponto de vista superior: Geometria. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Matemática, 2014.
Meneghetti, R. C. G. O intuitivo e o lógico no conhecimento matemático: análise de uma proposta pedagógica em relação a abordagens filosóficas atuais e ao contexto educacional da matemática. Bolema. v. 22, n. 32, p. 161-188, 2009. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/2077. Acesso em: 10 set. 2023.
MengHini, M.; Schubring, G. Elementary mathematics from a higher standpoint – conception, realization, and impact on teacher education. In: Hans-Georg Weigand et al. (Ed.) The Legacy of Felix Klein. ICME- 13 Monographs (pp.167-168). Springer Open, 2019. Disponível em: https://www.loc.gov/item/2019767658/. Acesso em: 20 nov. 2023.
OLIVEIRA, E. A. A intuição vazia: a ontologia do objeto matemático nas Regulae ad Directionem Ingenii. Analytica. Rio de Janeiro, v.12, n. 2, p. 163-197, 2008. DOI: https://doi.org/10.35920/arf.v12i2.545
OLIVEIRA, D. F. M. Intuição e construção matemática na crítica da razão pura: uma análise das interpretações de Parsons e Hintikka. 126f. Tese (Doutorado em Filosofia). Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Universidade Estadual do Oeste do Paraná. 2020. Disponível em: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5310. Acesso em 16 nov. 2023.
Poincaré, H. O valor da ciência. Rio de Janeiro: Contraponto, 1995.
Rodrigues, J. F. Prefácio. In: Felix Klein, Matemática Elementar de um ponto de vista superior: Aritmética. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Matemática, 2009.
Richard, P.; Sierpinska, A. Étude fonctionnelle-structurelle de deux extraits de manuels anciens de géométrie. Review des Sciences de l’éducation. p. 1-33, Jan. 2004. Disponível em: https://www.erudit.org/fr/revues/rse/2004-v30-n2-rse1025/012674ar.pdf. Acesso em 20 jun. 2023.
SILVA, C. M. S; RIOS, D. F. Apropriação de ideias Modernizadoras de Félix Klein em Práticas Docentes de Matemática no Colégio Gonzaga. Com a palavra, o professor. v.4, n. 8, p. 56-73, 2019. DOI: https://doi.org/10.23864/cpp.v4i1.300
SILVA, C. M. S. Limites: uma breve passagem nos livros brasileiros do ensino secundário. ACERVO (GHEMAT), v. 5, p. 1-25, 2023. https://doi.org/10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.87 DOI: https://doi.org/10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.87
TALL, D. How Humans Learn to Think Mathematically: Exploring the three worlds of mathematics. Cambridge: University Press, 2013. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9781139565202
Tirosh, D., & Tsamir, P. Intuition in Mathematics Education. In: Stephen Lerner (Ed.) Encyclopedia of Mathematics Education. London, Springer, p. 326-329, 2014. Disponível em: https://link.springer.com/referencework/10.1007/978-94-007-4978-8. Acesso em 20 jul. 2022.
VALENTE, W. Euclides Roxo e a modernização do ensino da matemática no Brasil. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2014.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 743
- PDF downloads: 465