Contributos do GeoGebra para exploração do Pensamento Computacional no contexto da Geometria

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n48.e2024003.id590

Palavras-chave:

Educação matemática, Pensamento computacional, Inteligência artificial, GeoGebra

Resumo

O termo pensamento computacional (PC) traz uma nova abordagem na área da ciência cognitiva com a premissa de que a inserção dos conceitos da Ciência da Computação na educação básica desenvolve uma habilidade de abstração diferente, que ajuda as crianças na resolução de problemas em todas as áreas da vida, não apenas no uso de computadores ou para futuros cientistas da computação. A educação em inteligência artificial (IA) requer cultivar o PC dos alunos no currículo escolar, de modo a transferir suas habilidades a problemas autênticos. Tem-se como proposta desenvolver habilidades do Pensamento Computacional, por meio de atividades com os comandos do GeoGebra. A opção foi por uma metodologia qualitativa na qual surgiram relatos das experiências, nas diferentes etapas previstas e relacionadas com a formação de professores de Matemática. Espera-se que a proposta tenha reflexos positivos na prática docente, considerando as habilidades do PC e sua relação com a IA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Celina Aparecida Almeida Pereira Abar, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora Titular no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP, São Paulo, SP, Brasil.

Marcio Vieira de Almeida, Federal Institute of São Paulo

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor Visitante atuando no Mestrado Profissional em Matemática em Rede (PROFMAT) no IFSP, São Paulo, SP, Brasil.

Referências

ABAR, C. A. A. P. ; DOS SANTOS, J. M. DOS SANTOS ; ALMEIDA, M. V. ; LAVICZA, Z. Developing Computational Thinking in Basic School: Resources from Mathematics Teachers in Portugal. In: Anabela Mesquita; António Abreu; João Vidal Carvalho; Cristina Helena Pinto de Mello. (Org.). Perspectives and Trends in Education and Technology. 1ªed. Cingapura: Springer, v. 320, pp. 131-141, 2023, DOI: https://doi.org/10.1007/978-981-19-6585-2_12

ABAR, C. A. A. P. ; DOS SANTOS, J. M. DOS SANTOS ; ALMEIDA, M. V. (Org.). O GeoGebra como estratégia para ensino remoto: criando atividades com feedback automático. 1. ed. São Paulo - SP: Instituto São Paulo GeoGebra,148p, 2022.

BARBOSA, L. M., SILVA, R. S. R. DA. Sobre pensamento computacional na construção de um Triângulo de Sierpinski com o GeoGebra. Pesquisa e Debate em Educação, 9(1), pp. 537–559, 2019. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2019.v9.31129 DOI: https://doi.org/10.34019/2237-9444.2019.v9.31129

BOCCONI, S. et al. Developing Computational Thinking in compulsory education. Proceedings EdMedia, 2016, doi: 10.2791/792158.

BORKULO, S. P. VAN, C. CHYTAS, P. DRIJVERS, E. BARENDSEN, e J. TOLBOOM. Computational Thinking in the Mathematics Classroom: Fostering Algorithmic Thinking and Generalization Skills Using Dynamic Mathematics Software. ACM International Conference Proceeding Series. 2021, doi: 10.1145/3481312.3481319. DOI: https://doi.org/10.1145/3481312.3481319

DRIJVERS, P. Digital assessment of mathematics: Opportunities, issues, and criteria. Mesure et évaluation en éducation, 41(1), pp. 41-66, 2018. https://doi.org/10.7202/1055896ar DOI: https://doi.org/10.7202/1055896ar

ESTRELA, A. Teoria e Prática de Observação de Classes: uma estratégia de formação de professores. Lisboa: Instituto Nacional de Investigação Científica.1990.

GADANIDIS, G, R. CENDROS, L. FLOYD, e I. NAMUKASA. Computational thinking in mathematics teacher education. Contemp. Issues Technol. Teach. Educ., vol. 17, no. 4, pp. 458–477, 2017.

GROVER, S.; PEA, R. Computational Thinking in K-12: A Review of the State of the Field. Educational Researcher, v. 42, n. 1, pp. 38–43, 2013. DOI: https://doi.org/10.3102/0013189X12463051

HAŠEK, R. Creative use of dynamic mathematical environment in mathematics teacher training. In P. R. Richard, M. P. Vélez, & S. Van Vaerenbergh (Eds.), Mathematics education in the age of artificial intelligence. Mathematics education in the digital era, 17. Springer, Cham. 2022. 10.1007/978-3-030-86909-0_10 DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-86909-0_10

JARVIS, D., HOHENWARTER, M. e LAVICZA, Z. GeoGebra, democratic access, and sustainability: Realizing the 21st-century potential of dynamic mathematics for all. In L. Bu, & R. Schoen (Eds.), Model-centered learning, pp. 231-241, 2011. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-6091-618-2_17

JONES, K.. Issues in the Teaching and Learning of Geometry. In: HAGGARTY, Linda (Ed.). Aspects of Teaching Secondary Mathematics: perspectives on practice. London: Routledge Falmer, 2002, pp. 121-139.

KAFAI, YASMIN. et al. Being fluent with information technology. Washington D.C: National Academy Press, 1999. https://nap.nationalacademies.org/catalog/6482/being-fluent-with-information-technology

LODI, M., MARTINI, S. Computational Thinking, Between Papert and Wing. Sci & Educ 30, p. 883–908, 2021. https://doi.org/10.1007/s11191-021-00202-5 DOI: https://doi.org/10.1007/s11191-021-00202-5

MOITA, F. e VIANA, L. H. Um estudo sobre as conexões entre o desenvolvimento do pensamento computacional e o ensino da Geometria. Anais dos Workshops do CBIE , 2019 https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2019.208 DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2019.208

NARCISS, S. Feedback strategies for interactive learning tasks. Handbook of research on educational communications and technology, 3, 125-144, 2008.

RESNICK, M. Jardim de infância para a vida toda: por uma aprendizagem criativa, mão na massa e relevante para todos. / Mitchel Resnick; tradução: Mariana Casetto Cruz, Lívia Rulli Sobral; revisão técnica: Carolina Rodeghiero, Leo Burd. Porto Alegre: Penso, 2020.

SCHOENFELD, A. H. Problem solving in the United States, 1970 – 2008: research and theory, practice and politics. ZDM Mathematics Education, Karlsruhe, n. 39, p. 537-551, 2007. DOI: https://doi.org/10.1007/s11858-007-0038-z

WING, J. M. Computational Thinking. Communications of the ACM, 49(3), 33-35, 2006. DOI: 10.1145/1118178.1118215. [GS Search] DOI: https://doi.org/10.1145/1118178.1118215

YE, H., B. LIANG, O.-L. NG e C. S. CHAI. Integration of computational thinking in K-12 mathematics education: a systematic review on CT-based mathematics instruction and student learning. Int. J. STEM Educ., vol. 10, no. 3, pp. 1–26, Jan. 2023, doi: 10.1186/s40594-023-00396-w. DOI: https://doi.org/10.1186/s40594-023-00396-w

Downloads

Publicado

2024-02-09
Métricas
  • Visualizações do Artigo 144
  • PDF downloads: 95

Como Citar

ABAR, Celina Aparecida Almeida Pereira; ALMEIDA, Marcio Vieira de. Contributos do GeoGebra para exploração do Pensamento Computacional no contexto da Geometria. REMATEC, [s. l.], v. 19, n. 48, p. e2024003, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n48.e2024003.id590. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/590. Acesso em: 28 abr. 2024.