Noções geométricas nas aplicações de integrais definidas

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n48.e2024007.id594

Palavras-chave:

registros de representação, objetos locais de estudo, relação entre geometria e cálculo, práticas de estudantes

Resumo

Partindo da importância do cálculo diferencial e integral em matemática do ensino superior e referindo-nos à geometria plana, analítica e espacial como GEOPAES, colocamo-nos os seguintes questionamentos: Qual relação as aplicações de integrais definidas de funções reais de uma variável real tem com a GEOPAES? Como é que os estudantes do ensino superior lidam com esta relação na resolução de tarefas propostas? Buscar respostas para estas questões é o objetivo principal almejado neste capítulo. Para isso, recorremos à teoria dos registros de representação semiótica, assim como nas organizações didáticas locais propostas em livros de cálculo e de geometrias, culminando na análise de práticas de estudantes. Os resultados alcançados mostram que a relação está atrelada aos conceitos de medidas de áreas de regiões planas e de volume de sólidos, assim como de comprimentos de curvas, mobilizando-se objetos do saber conhecidos pelos estudantes nas instituições anteriores ao ensino superior. Contudo, estes revelam dificuldades com essa relação, que se manifestam na ausência da mobilização dos referidos saberes nos diferentes registros de representação semiótica evocados explicitamente no ensino e considerados nos geradores de tarefas propostas durante as avalições semestrais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Afonso Henriques, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutor em Matemática e Informática pela Universidade Joseph Fourier em Grenoble (França) e Professor Pleno na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). E-mail: henry@uesc.br.

Saddo Ag Almouloud, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Matemática e Aplicações pela Universidade de Rennes I (França). Professor colaborador da Universidade da Bahia e da Universidade Federal do Pará. Endereço para correspondência: Rua Antonio Turati, 78, Vila Celeste, São Paulo – SP, cep. 02464-050.  E-mail: saddoag@gmail.com

Referências

CHEVALLARD, Y. Concepts fondamentaux de la didactique: perspectives apportées par une approche anthropologique. Recherches en Didactique des Mathématiques. 1992. v. 12, n°1, p. 73-112.

CHEVALLARD, Y. Approche anthropologique du rapport au Savoir et Didactique des Mathematiques. Communication aux 3es Journées d’étude franco-québécoises (Université René - Descartes Paris 5, 17-18 juin 2002). Paru dans S. Maury S. & M. Caillot (éds), Rapport au Savoir et Didactiques, Éditions Fabert, Paris, 2003, p. 81-104.

DUVAL, R. Registres de représentation sémiotique et fonctionnement cognitif de la pensée. Annales de didactique et de sciences cognitives. IREM de Strasbourg, v. 5, p. 35-65. 1993.

DUVAL, R. Sémiosis et pensée humaine, Bern: Peter Lang. 1995.

HENRIQUES, A., NAGAMINE, A., SERÔDIO, R. Mobilização de crivos de curvas e de superfícies na resolução de problemas matemáticos: uma aplicação no ensino superior. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.22, n. 1, 253-275, 2020. DOI: https://doi.org/10.23925/10.23925/1983-3156.2020v22i1p253-275

HENRIQUES, A. Saberes Universitários e as suas relações na Educação Básica - Uma análise institucional em torno do Cálculo Diferencial e Integral e das Geometrias. Via Litterarum. Ibicaraí, Bahia. Editora. 2019.

HENRIQUES, A. & ALMOULOUD, S. A., Teoria dos Registros de Representação Semiótica em Pesquisas na Educação Matemática no Ensino Superior: Uma Análise de Superfícies e Funções de duas Variáveis com Intervenção do Software Maple, Revista Ciência & Educação, Bauru, v. 22, n. 2, p. 465-487, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320160020012

HENRIQUES, A.; NAGAMINE, A.; NAGAMINE, C. M. L. Reflexões Sobre Análise Institucional: o caso do ensino e aprendizagem de integrais múltiplas. Bolema, Rio Claro (SP), v. 26, n. 44, p. 1261-1288, dez. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-636X2012000400008

HENRIQUES, A. L’enseignement et l’apprentissage des intégrales multiples : analyse didactique intégrant l’usage du logiciel Maple. UJF-Grenoble, Lab. Leibniz, 2006.

Downloads

Publicado

2024-02-09
Métricas
  • Visualizações do Artigo 52
  • PDF downloads: 50

Como Citar

HENRIQUES, Afonso; ALMOULOUD, Saddo Ag. Noções geométricas nas aplicações de integrais definidas. REMATEC, [s. l.], v. 19, n. 48, p. e2024007, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n48.e2024007.id594. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/594. Acesso em: 29 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)