Sólidos de Revolução e Produção de Sorvetes Geométricos: Formação em Matemática e Pensamento Computacional

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024038.id615

Palavras-chave:

Pensamento Computacional, Ensino Médio, Sólidos Geométricos, Sorveteria

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar as características observáveis no processo de formação de estudantes do Ensino Médio ao desenvolverem projetos científico-inventivos com sorvetes geométricos, utilizando sólidos geométricos de revolução. Realizada no Laboratório de Invenções Científico-Tecnológicas do IF-Goiano, os participantes da pesquisa desenvolveram projeções de sorvetes geométricos envolvendo métrica e cálculo de sólidos de revolução. Os dados, provenientes de ferramentas computacionais, fotografia e entrevistas, foram analisados qualitativamente à luz do Pensamento Computacional. Através da Triangulação de Dados, foram estabelecidas três categorias interdependentes: Empreendedorismo Financeiro, Criatividade-Comunicação e Habilidades-Depuração. Os resultados destacam as características do processo de formação de estudantes na resolução de problemas matemáticos, apresentando soluções originais que demonstram engajamento científico, comunicativo e financeiro. Conclui-se que há uma ênfase na expressão matemático-artística e na consolidação do conhecimento geométrico, evidenciando o impacto positivo da abordagem na formação intelectual dos estudantes.

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Biografia do Autor

Greiton Toledo de Azevedo, Instituto Federal Goiano

Pós-Doutorado em Educação Matemática pela Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), com parte do doutorado realizado na Universidade Rutgers, em New Jersey, Estados Unidos. Matemático, especialista e mestre em Educação Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás (IME/UFG). Professor efetivo de Matemática do Instituto Federal Goiano. Foi selecionado para o Programa Internacional de Fellowship Creative do Massachusetts Institute of Technology (MIT) em Boston, Estados Unidos. Escritor de coleções de livros didáticos e paradidáticos de Matemática, incluindo o "Hora do Pensar" da editora Trilhas das Letras e o "Telecurso de Matemática" da Fundação Roberto Marinho. Autor de pesquisas científicas e capítulos de livros. Recebeu prêmios ao longo da trajetória, dentre os quais se destacam: Menção honrosa do Prêmio Capes de Tese 2023, Troféu Pesquisador Inovador (FAPEG) e reconhecimento em Propriedade Intelectual nas Escolas pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), abrangendo categorias como Tecnologia e Educador do Ano; Prêmio Educador Nota 10 (Globo e FVC); Creative Learning (MIT); Troféu Paulo Freire e Menção Honrosa (Design For Change). Finalista no Prêmio Nobel Mundial de Educação (2021), organizado pelo Global Teacher Prize e pela Varkey Foundation, entre milhares de participantes de 121 países. Área de interesse: (i) Ensino e Aprendizagem de Matemática; (ii) Jogos Computacionais; (iii) Robótica e (iv) Inteligência Artificial (IA) aplicada à Educação.

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Publicado

2024-08-26
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Como Citar

AZEVEDO, Greiton Toledo de. Sólidos de Revolução e Produção de Sorvetes Geométricos: Formação em Matemática e Pensamento Computacional. REMATEC, Belém, v. 19, n. 47, p. e2024038, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024038.id615. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/615. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos