Noções matemáticas na Educação Infantil – Análise de aulas remotas no período de pandemia da COVID-19

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024035.id618

Palavras-chave:

Educação Infantil, Matemática na Educação Infantil, Aulas remotas, Videoaulas, Noções matemáticas

Resumo

O artigo teve como objetivo identificar noções matemáticas presentes nas atividades pedagógicas remotas da Educação Infantil ofertadas pela Secretária Municipal de Educação – SME de Curitiba no período de abril a setembro de 2020. Foram sorteadas e analisadas sete videoaulas. A metodologia teve como base a metodologia de transcrição e análise de vídeos proposta por Powel, Franciso e Maher (2004) e Lima (2020).  A análise dos dados, neste artigo, foi realizada a partir da categoria definida como: noções matemáticas, que se refere às noções presentes nas atividades desenvolvidas ao longo das aulas. Essa categoria evidenciou que as noções de quantificação de objetos, de tamanho e de quantificadores foram mais presentes nas vídeo aulas. De modo geral noções matemáticas estiveram presentes nas videoaulas analisadas, embora nenhuma delas teve como tema ou assunto específico um conteúdo ou situação matemática. No entanto, considera-se que poderiam ter sido mais exploradas ao longo das videoaulas.

 

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Biografia do Autor

Thayna Reis, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM/UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil. Professora da Educação Básica nas cidades de Colombo/PR e Curitiba/PR. Endereço para correspondência: Av. Sete de Setembro, 2645 - Rebouças, Curitiba - PR, 80230-085. ORCID: Lattes: 

Neila Tonin Agranionih, Universidade Federal do Paraná

Doutorado em Educação (UFRGS). Professora da Universidade Federal do Paraná - UFPR, Setor de Educação, Departamento de Teoria e Prática de Ensino (DTPEN). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino - PPGE:TPEn - UFPR (Mestrado Profissional) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e em Matemática - PPGECM - UFPR (Mestrado acadêmico).

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Publicado

2024-08-17
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Como Citar

REIS, Thayna; AGRANIONIH, Neila Tonin. Noções matemáticas na Educação Infantil – Análise de aulas remotas no período de pandemia da COVID-19. REMATEC, Belém, v. 19, n. 47, p. e2024035, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024035.id618. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/618. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos