Noções matemáticas na Educação Infantil – Análise de aulas remotas no período de pandemia da COVID-19
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024035.id618Palavras-chave:
Educação Infantil, Matemática na Educação Infantil, Aulas remotas, Videoaulas, Noções matemáticasResumo
O artigo teve como objetivo identificar noções matemáticas presentes nas atividades pedagógicas remotas da Educação Infantil ofertadas pela Secretária Municipal de Educação – SME de Curitiba no período de abril a setembro de 2020. Foram sorteadas e analisadas sete videoaulas. A metodologia teve como base a metodologia de transcrição e análise de vídeos proposta por Powel, Franciso e Maher (2004) e Lima (2020). A análise dos dados, neste artigo, foi realizada a partir da categoria definida como: noções matemáticas, que se refere às noções presentes nas atividades desenvolvidas ao longo das aulas. Essa categoria evidenciou que as noções de quantificação de objetos, de tamanho e de quantificadores foram mais presentes nas vídeo aulas. De modo geral noções matemáticas estiveram presentes nas videoaulas analisadas, embora nenhuma delas teve como tema ou assunto específico um conteúdo ou situação matemática. No entanto, considera-se que poderiam ter sido mais exploradas ao longo das videoaulas.
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