Aprendizagem Interdisciplinar por meio da construção de Padrões Fractais com Tecnologias Digitais

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024022.id626

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Ensino Médio, Smartphones, GeoGebra

Resumo

Este artigo objetiva investigar como o estudo de padrões fractais, conectado às tecnologias digitais, pode contribuir para aprendizagem interdisciplinar. A proposta metodológica é de cunho qualitativo e os dados foram produzidos com alunos do Ensino Médio. Os dados foram analisados a partir dos registros feitos pelos alunos nas folhas de atividades e no aplicativo GeoGebra para smartphone, triangulados com o referencial teórico. Nossas conclusões apontam que a abordagem interdisciplinar dos padrões fractais, englobando informática, artes e matemática, estimulou a capacidade de análise estética e enriqueceu a construção de conhecimentos. Quanto às tecnologias digitais, o smartphone contribuiu para apresentar uma visualização impactante, interativa e dinâmica dos padrões fractais. O GeoGebra, especificamente, possibilitou a criação e exploração dos fractais de modo detalhado, em alta resolução, em diferentes escalas e ângulos capazes de expandir horizontes de maneiras criativa e interativa, permitindo que os alunos descobrissem detalhes envolvendo as propriedades complexidade infinita e autossimilaridade.

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Biografia do Autor

Tatiana Machado Resende Guedes, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFV (2023). Graduada em Design de Moda pela Universidade Estácio de Sá (2010). Especialista em Produção de Moda - Styling pela Universidade Veiga de Almeida (2011). Licenciada em Artes pelo Programa Especial de Formação Pedagógica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba (2013). Docente desde 2011 caráter efetivo com dedicação exclusiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus Muriaé / MG.

Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho Faria, Universidade Federal de Viçosa

Mãe do Levi, esteve em licença maternidade em 2020. Gestante, a espera do Matias (previsão para outubro de 2024). Professora Adjunta do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Viçosa - MG e do Programa de Pós-Graduação em Educação desta mesma instituição. Mestre (2012) e Doutora (2016) em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP - Rio Claro. Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal Fluminense - Campos dos Goytacazes/RJ (2009). Têm desenvolvido pesquisas abordando os temas: Tecnologias Digitais, Formação de Professores de Matemática, GeoGebra, Padrões Fractais, Intradisciplinaridade Matemática, Raciocínio Proporcional, Robótica e Inteligência Artificial. Possui experiência profissional, como Docente Adjunta e Diretora da Faculdade de Ciências na Universidade Federal do Pará - Campus Salinópolis e como professora de Matemática da Educação Básica, nas redes pública e privada dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro nas modalidades regular e EJA. Membro do "NERO - Núcleo de Especialização em Robótica - UFV", do "GPIMEM - Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática - UNESP", do "GEPEMUV - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática da Universidade de Viçosa - UFV" e do "GATE - Grupo de Atenção às Tecnologias na Educação - UFV". Membro da Diretoria Regional Mineira da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM-MG).

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2024-07-18
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Como Citar

GUEDES, Tatiana Machado Resende; FARIA, Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho. Aprendizagem Interdisciplinar por meio da construção de Padrões Fractais com Tecnologias Digitais. REMATEC, Belém, v. 19, n. 47, p. e2024022, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024022.id626. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/626. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos