Abordagens de Proposição de Problemas na formação do professor que ensina Matemática

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n52.e2024001.id728

Palavras-chave:

Exploração de Problemas, Proposição de Problemas, Formação de Professores, Ensino- Aprendizagem de Matemática

Resumo

O presente estudo tem como objetivo descrever e analisar abordagens de Proposição de Problemas que podem impulsionar a prática do professor que ensina Matemática. Os fundamentos teórico-metodológicos vinculam-se à literatura específica da Educação Matemática e à pesquisa bibliográfica numa abordagem analítico-descritiva-qualitativa. Notamos que as diferentes abordagens de Proposição de Problemas apresentadas aqui, quando operacionalizadas, individualmente ou combinadas, oferecem aos professores em exercício e futuros professores possibilidades de proporem atividades de proposição de problemas conscientemente aos seus alunos. A autorreflexão sobre a própria prática docente, de forma crítica, pode promover um impacto na formação do professor que ensina Matemática, pelo fato de o mesmo não sentir mais tanta dependência dos livros didáticos e de sites de internet, pois vivenciar/experienciar um ambiente de proposição de problemas pode qualificá-lo, enquanto propositor de problemas. Além disso, os professores vão se sentir mais seguros, para conduzir uma sala de aula em que os alunos são propositores de problemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adriano Alves da Silveira, Universidade Estadual da Paraíba

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Paraíba (UEPB). Professor do município de Sertãozinho-PB e da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), Serra de São Bento, Rio Grande do Norte, Brasil. 

Silvanio de Andrade, Universidade Estadual da Paraíba

Doutor em Educação (Ensino de Ciências e Matemática) – USP e Pós-Doutorando em Educação Matemática - University of  Delaware, USA. Professor no Departamento de Matemática e no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEPB), Campina Grande, PB, Brasil. 

Jinfa Cai, University of Delaware

Ph.D: Education (Cognitive Studies in Mathematics Education). University of Pittsburgh. Docente na University of Delaware. EWG 437, Newark, DE 19716. 

Referências

ANDRADE, Silvanio de. Ensino-aprendizagem de matemática via resolução, exploração, codificação e descodificação de problemas e a multicontextualidade da sala de aula. 1998. 325f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP,1998.

ANDRADE, Silvanio de. Um caminhar critico reflexivo sobre Resolução, Exploração e Proposição de Problemas Matemático no Cotidiano da Sala de Aula. In: ONUCHIC, Lourdes de La Rosa.; JUNIOR, Luiz Carlos Leal.; PIRONEL, Marcio.(Orgs). Perspectivas para Resolução de Problemas, São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017. p. 355-395.

ANDRADE, Silvanio de. Mathematics problem multicontextual exploration, solving and posing in the classroom and teacher education: a perspective in critical education. In: ICME 14 (TSG 17), The 14th International Congress on Mathematical Education (TSG 17. Problem posing and solving in mathematics education). Shanghai, China, 2021. Disponível em: https://www.icme14.org/static/en/news/37.html?v=1646813795650. Acesso em: 22 mai. 2024.

CAI, Jinfa.; HWANG, Stephen. Learning to teach through mathematical problem posing: theoretical considerations, methodology, and directions for future research. International Journal of Educational Research. v. 102, 2020, p.1-8. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijer.2019.01.001

CAI, Jinfa. What Research Says About Teaching Mathematics Through Problem Posing. Éducation et didactique, v.16, p. 31-50, 2022. DOI: https://doi.org/10.4000/educationdidactique.10642

CRESPO, Sandra.; SINCLAIR, Nathalie. What makes a problem mathematically interesting? Inviting prospective teachers to pose better problems. Journal of Mathematics Teacher Education. v. 11, 2008, p. 395–415. DOI: https://doi.org/10.1007/s10857-008-9081-0

CRESPO, Sandra. A Collection of Problem-Posing Experiences for Prospective Mathematics Teachers that Make a Difference. In: SINGER, Florence Mihaela; ELLERTON, Nerida F.; CAI, Jinfa (Eds.). Mathematical problem posing: from research to effective practice. New York: Springer, 2015, p. 493-511. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4614-6258-3_24

ELLERTON, N. F. Problem Posing as an Integral Component of the Mathematics Curriculum: A Study with Prospective and Practicing Middle-School Teachers. In: SINGER, Florence Mihaela; ELLERTON, Nerida F.; CAI, Jinfa (Eds.). Mathematical problem posing: from research to effective practice. New York: Springer, 2015. p. 513-543. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4614-6258-3_25

MARTINS, Fabíola da Cruz; ANDRADE, Silvanio de. Representações Múltiplas no ensino de Álgebra e Resolução de Problemas: aspectos teóricos e práticos. Revista de Matemática, Ensino e Cultura - REMATEC, v. 16, p. 277–294, 2021. DOI: https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n.p277-294.id360

Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/75. Acesso em: 22 mai. 2024.

FONSECA, João José Saraiva da. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

GIL, Antonio. Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

JURADO, Uldarico Malaspina. La creación de problemas de matemáticas en la formación de professores. In: Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 7., 2013a, Montevideo. Actas... Montevideo, Uruguai: SEMUR, 2013a, p. 129-140. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/18892/1/Malaspina2013La.pdf. Acesso em: 22 mai. 2024.

JURADO, Uldarico Malaspina. Variaciones de un problema. El caso de un problema de R. Douady. UNION, Revista Iberoamericana de Educación Matemática, v. 34, p. 141–149, jun. 2013b. Disponível em: https://fisem.org/www/union/revistas/2013/34/archivo13.pdf. Acesso em: 22 mai. 2024.

JURADO, Uldarico Malaspina. Problem Posing: An Overview for Further Progress. In: LILJEDAHL, PETER et al. Problem solving in Mathematics education. Hamburg, Germany, University of Hamburg, 2016, p. 31-34.

JURADO, Uldarico Malaspina. La creación de problemas como medio para potenciar la articulación de competencias y conocimientos del profesor de matemáticas. In: SEGUNDO CONGRESO INTERNATIONAL VIRTUAL SOBRE EL ENFOQUE ONTOSEMIÓTICO DEL CONOCIMIENTO Y LA INSTRUCCIÓN MATEMÁTICOS, 2., 2017, Jáen. Actas… Jáen, Espanha, 2017. p. 1-14. Disponível em: Disponível em: https://enfoqueontosemiotico.ugr.es/civeos/malaspina.pdf. Acesso em: 22 mai. 2024.

KILPATRICK, Jeremy. A retrospective account of the past twenty-five years of research on teaching mathematical problem solving. In: SILVER, EDWARD A. (Ed.). Teaching and learning mathematical problem solving: Multiple research perspectives. Erlbaum, 1985. p. 1-16.

KILPATRICK, Jeremy. Problem formulating: Where do good problems come from? In: SCHOENFELD, Alan H. (Ed.). Cognitive science and mathematics education. NJ: Lawrence Erlbaum, 1987. p. 123–147.

MILINKOVIĆ, Jasmina. Conceptualizing Problem Posing via Transformation. SINGER, Florence Mihaela; ELLERTON, Nerida F.; CAI, Jinfa (Eds.). Mathematical problem posing: from research to effective practice. New York: Springer, 2015, p. 47-70. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4614-6258-3_3

PRODANOV, Cleber Cristiano.; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

SILVEIRA, Adriano Alves da; ANDRADE, Silvanio de. Proposição de Problemas de Análise Combinatória como ponto de partida: episódios de sala de aula. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 19, n. 01, p. 1-23, 2 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.D14

SILVER, EDWARD A. On mathematical problem posing. For the Learning of Mathematics, 14(1), p. 19–28, 1994.

SINGER, Florence Mihaela; ELLERTON, Nerida F.; CAI, Jinfa. (Eds.). Mathematical problem posing: from research to effective practice. New York: Springer, 2015. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4614-6258-3

TEIXEIRA, Cristina de Jesus; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Movimentos do trabalho pedagógico em relação à formulação/reformulação/elaboração de problemas de matemática. Revista de Matemática, Ensino e Cultura – REMATEC, v. 19, n. 47, p. 1-25, 2024. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/523. Acesso em: 22 mai. 2024. DOI: https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024002.id523

Downloads

Publicado

2024-12-31
Métricas
  • Visualizações do Artigo 97
  • PDF downloads: 159

Como Citar

SILVEIRA, Adriano Alves da; ANDRADE, Silvanio de; CAI, Jinfa. Abordagens de Proposição de Problemas na formação do professor que ensina Matemática. REMATEC, Belém, v. 19, n. 52, p. e2024001, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n52.e2024001.id728. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/728. Acesso em: 1 maio. 2025.